quinta-feira, 3 de março de 2016

Livro Brinquedo X Literatura Infantil

Constantemente sou questionada, sobretudo por minhas alunas de Pós-Graduação, sobre a diferença entre o que é um Livro Brinquedo e o que é a Literatura Infantil.

Decidi abordar o assunto pois ele foi parte da minha pesquisa no Mestrado, entendi no que consiste esta diferenciação, e entendo que é importante, tanto para os profissionais de educação e de leitura e também para a mães interessadas, compreenderem que se tratam de categorias diferentes com papéis diferentes no processo de formação do leitor.

Na esquerda: Literatura Infantil. Na direita: Livro Brinquedo.


 A primeira questão é, como definimos o que é Literatura Infantil?

A Literatura Infantil é um ramo da Literatura que trabalha especificamente com as crianças e adolescentes. Até aqui está tudo certo, todos conseguimos compreender desta forma, porém a literatura infantil vai muito além deste conceito simples, visto que quando tratamos de literatura infantil, e de literatura, estamos tratando de arte, estamos falando também sobre fruição estética, que diz respeito exclusivamente com, relacionar-se e vivenciar arte.

Em Psicologia da Arte, Vigotski enfatiza que para que haja fruição estética deve-se primar pelo conteúdo e não pela forma, o conteúdo da obra deve ser desafiador, a criança precisa se sentir contagiada pelo objeto livro. Para tal é de suma importância que a literatura infantil preze pela qualidade de conteúdo e de imagens.

A literatura infantil, como obra de arte que é, cativa o seu leitor pelo seu conteúdo instigante, desafiador e de qualidade. Quando então a criança tem a possibilidade de ler um livro de qualidade ela o finaliza com presença de sensações, com diversas interpretações e sobretudo, com desejo de conhecimento, de ir além daquele único livro, a literatura infantil é porta, abrindo novas possibilidades para o leitor.

Literatura Infantil: Malvina, Elefante, O filho do Grúfalo e O rabo do Rato.


Neste contexto, o que seria então o Livro Brinquedo, e o que o difere da Literatura Infantil? 

Livro Brinquedo, como o nome já o diz, é um brinquedo que pode assumir a forma de um livro, porém somente forma, nunca conteúdo. Serve como qualquer outro brinquedo, serve para as descobertas do dia a dia do brincar, assim como o fantoche, como o carrinho, como a boneca.

De forma direta, o livro brinquedo tem uma função relacionada ao ensinar, o educar, não o contempla como objeto estético, portanto não é uma obra que procura do leitor questionamentos e sentimentos. Não estou dizendo com isso que o livro brinquedo é menos importante do que uma literatura infantil, longe disso, pois ela assume papel completamente diferente na vida da criança, não tem o papel de sensibilizar para a leitura, tem o papel de fazer divertir, e para o que se pretende ela o faz com qualidade.

Como identificar um livro brinquedo, simples, aquele livro que quando o abrimos ele se transforma em um castelo, ou aquele livro de pintar, o livro quebra-cabeça, o livro que com uma lupa a criança sai a caça dos elementos, o livro que tem ímã para formar rosto ou outros elementos, o livro que é um fantoche, o livro sonoro aonde a criança tem botões para os sons dos animais, e ainda os lindos Quiet Books que são os meus preferidos nesta categoria, entre outros.


Livro Brinquedo: Procure os dinossauros, Criando caretas com ímã e livro sonoro do Bosque.


Em suma, o que o diferencia é que o objetivo do livro brinquedo é o de fazer a criança interagir com determinados elementos, não existe uma narrativa concisa, não existe um enredo, alguns livros brinquedos vem com histórias muito frágeis, aonde não conseguimos identificar começo, meio e fim.

Por outro lado, a literatura infantil é dotada de um enredo, história com começo, meio e fim definidos, ela tem conteúdo a ser explorado e espera da criança uma interação que diz respeito ao envolvimento emocional.

Outra grande diferenciação é no que diz respeito ao processo de interação, quando a literatura infantil desperta no leitor relação, concentração e atenção; já o livro brinquedo, como exige muita interação desperta na criança a ação, a movimentação, necessários para seu uso.

Os dois tem papel importante na formação da criança, porém são sim papéis diferentes, o livro brinquedo ensina muito bem a criança como montar um quebra cabeça, o que é uma maçã, os sons dos animais, ensina diversos elementos que são parte do universo da criança.

Já a literatura infantil é parte significativa no processo de formação do leitor, despertando o leitor para compreender como utilizar e porque ter livro em sua vida, a literatura infantil desperta o imaginário mágico da criança, auxilia ela no processo de compreensão da linguagem oral e escrita, oportuniza a construção de novos conceitos e sobretudo, desperta a criança para este universo único e especial de tornar-se um leitor, carregando para sua vida o desejo da leitura.

É importante salientar que um não invalida o outro, podem e devem ser parte do universo da criança, desde sempre, o livro brinquedo pode auxiliar no processo de introdução da literatura infantil na vida dos muito pequeninos. Cada um tem um importante papel, cabe ao adulto compreender o papel de cada um deles e os utilizar da melhor forma possível.

A criança só tem a ganhar!






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