quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

"Nos passo de Cascaes: bruxas, lobisomens e outros seres encantados"

Que grata surpresa tive quando recebi livros da Editora Aletria, primeiro pela qualidade das obras, e ainda entre as obras recebidas, uma literatura escrita por uma catarinense tratando sobre Franklin Cascaes, este grande artista do estado que resido, Santa Catarina.

Obviamente que como artista e irmã de artista visual conheço a história de Franklin Cascaes e tenho imenso prazer em poder neste momento realizar uma indicação de uma literatura infantil que estimula que crianças, não só catarinenses, conheçam o trabalho pelo artista deixado e as lendas existem na Ilha da Magia, Florianópolis.

A obra "Nos passos de Cascaes: bruxas, lobisomens e outros seres encantados" tem texto da Juliana Dalla e Ilustrações do Sergio Magno. Editado pela Aletria.




Na obra, tomamos conhecimento de um Diário de Viagem, viagem essa para a Ilha da Magia, nas notas deste diário descobrimos as aventuras transcorridas nestes 5 dias de visita. Primeiramente conhecemos quem foi Franklin Cascaes, em seguida, dia a dia, nos deparamos com os muitos seres encantados que sempre povoaram as obras do artista.

Florianópolis tem muitas lendas e mitos, e com certeza as lendas que envolvem bruxas e os lobisomens são as mais contadas na região até hoje. Os manezinhos da ilha, como são chamados os moradores, entendem que ali na Ilha muitas bruxas sempre estiveram pelos locais, o que aumenta a curiosidade de quem passa pela ilha.




O artista Franklin Cascaes sempre gostou muito de desenhar as mais diversas bruxas, por ele nomeadas, além de criar seus muitos acessórios. Sou uma grande admiradora das obras do artista e as bruxas são com certeza, para mim, lindíssimas e carregadas desta cultura açoriana presente em Florianópolis.

Porém, a obra da Juliana Dalla não se resume a falar das bruxas, ela trás ainda os demais seres encantados presentes nas obras de Franklin, as sereias, os boitatás, e os lobisomens, todos seres fantásticos criados no imaginário popular e retratados nas obras do artista. Alguns dizem que viram, outros só acreditam vendo, Franklin Cascaes dizia já ter visto e por isso decidiu retratar cada um deles.



E claro, como não poderia deixar de ser, Juliana trás ainda um pouco das benzedeiras, queridas senhoras que com benzimentos ajudam as pessoas, desde um machucado até espantar as bruxas, as benzedeiras tem sempre um benzimento para ajudar no que se precisa. Ela trás na obra alguns benzimentos, o que é riquíssimo, visto que as palavras usadas pelas benzedeiras são sempre divertidas para as crianças, ela trás benzimento para: espantar bruxa, espantar boitatá, amansar animal feroz e até, abrandar trovoadas.

Juliana Dalla consegue trazer em linguagem simples um pouco da história do artista Franklin Cascaes, assim como consegue nos colocar no dia a dia destes manezinhos que vivem em Florianópolis, a obra encanta pelo seu conteúdo, como encanta pelo papel histórico de resgate e manutenção deste bem imaterial importante, que é o imaginário popular a cerca das lendas e mitos.




A obra tem ilustrações do Sergio Magno, que foi muito feliz ao mesclar o seu traço pessoal com os traços do Franklin Cascaes, quando vemos as ilustrações conseguimos perceber o quanto elas se aproximam da linguagem do artista a que se destina a falar no livro.

Fiquei mesmo fã do Sergio, e aproveitei para conhecer mais do trabalho dele no site, fiquei ainda mais encantada. Ele mistura diversas técnicas nesta ilustração, o que deixa as imagens repletas de significados, é destas ilustrações que conversam com o leitor em paralelo, podemos construir outra história através das imagens, o que na minha opinião, torna a obra ainda mais rica.




O imaginário infantil é povoado por esses seres encantados, logo a obra tende a interessar com facilidade. Além da beleza das imagens o livro serve como forma de fazer conhecer o artista Franklin Cascaes e muito da cultura açoriana, presente em Florianópolis. Para quem trabalha com educação esta é uma obra essencial para se ter no acervo, professores de Arte podem explorar em suas aulas, professores de Geografia e de História tem um bocado a apresentar aos alunos, e claro, na exploração infinita de criação e imaginação que obras como esta tendem a aflorar nas crianças.

Antes de finalizar gostaria de observar a qualidade de impressão da obra, qualidade presente nas obras da Editora Aletria, vale a pena conhecer, a editora tem se tornado uma grande parceira do Varal dos Passarinhos, ficamos felizes em divulgar literatura infantil de qualidade. Para ter acesso a esta e mais obras da editora acesse o site da Aletria: www.aletria.com.br.

E para me desfazer desta vou mesmo fazer um bezimento, que é para espantar qualquer bruxa que possa estar aqui nos rondando:

"Com dois te botaram, 
com três eu tiro, 
em nome de Deus, 
da Virgem Maria 
e do Divino Espírito Santo."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.