quinta-feira, 10 de março de 2016

Família e escola, a parceria que dá certo

"Educação de casa é de casa, 
educação da escola é da escola!"

Você certamente já deve ter ouvido esta frase ou saber deste “impasse” da educação. Há um equívoco em acreditar que ambas ocorrem de forma independente e isolada. É claro que as duas têm suas funções únicas e contínuas, cabendo somente a cada uma seu devido papel e seu objetivo final. Porém, em muitos momentos elas acontecem de forma simultânea e articulada uma com a outra. Quando nos tornamos pai e mãe, cabe a nós, com a ajuda da família, ensinar e ajudar os filhos a serem educados com os valores para se tornar um cidadão respeitável e íntegro. Enquanto a escola vai preparar a criança para ser um ser sociável e intelectualmente formado. Mas as duas sustentam e reforçam a magnitude e a significância que ambas possuem. O que infelizmente pode estar acontecendo, é uma inversão de papéis e o peso que uma está colocando sobre a outra.


A partir da ingressão da criança na escola, por volta dos dois anos de idade, da qual ocorre a adaptação escolar (tanto para filhos quanto para os pais) já se inicia uma cumplicidade que durará por bastante tempo. Através do diálogo e da participação na vida escolar dos filhos, estamos colaborando para um bom desenvolvimento de nossas crianças, seja na aprendizagem, seja na formação enquanto pessoa. Mas na prática, como se dá essa parceria? Quando os pais devem procurar a ajuda pedagógica e quando a escola necessita do apoio familiar? Dentre inúmeras situações que impulsionam essa comunicação, listarei algumas que podemos chamar de mais comuns e mais “urgentes” na tentativa de colaborar com a quebra de alguns medos e receios.

1 – Adaptação escolar

Momento em que há uma quebra na rotina para mãe e filho, da qual acontecerão muitas descobertas e terão que se adaptar a novas situações. Tudo o que é novo gera um medo, um receio, mas que servem para a conquista de novos desafios. Participe das reuniões pedagógicas que acontecem neste momento, principalmente no início dessa fase escolar. Procure esclarecer todas as suas dúvidas e deixe a escola saber que você está sempre disposta a acompanhar seu filho por completo. Procure saber como estão sendo os momentos de aprendizagem e como seu filho reagiu a cada uma delas. Mas lembre-se,todas as crianças ali estão passando pelo mesmo processo de aprendizagem, porém cada uma delas tem seu próprio tempo e seu momento. Nunca compare seu filho a outras crianças e não gere ansiedade sobre suas conquistas. Isso pode causar problemas para o  desenvolvimento do mesmo. Mantenha uma comunicação sobre a rotina de seu filho nesta nova fase.

2-  Atividade de casa

Sabe aquele momento em que a mamãe ajuda seu filho na realização da atividade de casa e percebe aquela insegurança, aquele nervoso, aquele medinho, ou aquela “preguicinha” como desculpa para não concluí-la? Percebendo isso, deve-se procurar saber com a professora se o mesmo acontece para as atividades propostas para a classe. Caso isso aconteça, juntas devem procurar as causas e as soluções para este problema para que o aprendizado não seja incompleto. O mesmo vale para o rendimento escolar. Nem sempre o desinteresse é sinônimo de preguiça, assim como também nem toda falta de vontade é algum déficit. A escola deve saber que a forma de ensinar afeta diretamente a motivação dos alunos, e a família deve entender que o acompanhamento é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Para este avanço, cada uma percebe seu papel e compartilhar suas transformações.


3- Comportamento

Algumas crianças podem apresentar comportamentos ditos inadequados no ambiente escolar, em especial durante as explicações em sala de aula. Indisciplina, desatenção, descomprometimento com as atividades propostas são alguns casos mais comuns que precisam e muito do acompanhamento dos pais. Sabe aqueles recadinhos enviados para casa solicitando a presença dos pais frente a algum desses ou outros comportamentos?  Não devem ser ignorados! Nunca.  Se não puder comparecer no momento indicado, dê um retorno para a escola e assim que puder, ouça o que ela tem a dizer. Serão expostos para você o comportamento de seu filho, você não deve ser “julgado” nem tão pouco se sentir envergonhado por tal situação. Se souber ou suspeitar dos motivos para seu filho estar com comportamentos inadequados, converse e explique o que se passa para equipe pedagógica, caso contrário se mostre interessado e esteja ciente de investigar outras motivações. Vale ressaltar aqui, que um diálogo entre pais e filhos é sobretudo a melhor maneira de procurar ajudar e de mostrar confiança para aquele que depende  de seu cuidado e amizade, seu filho.

4- Valorize as atividades e eventos

Toda e qualquer atividade que a criança faz que demostra seu empenho e sua dedicação deve ser apreciada. Quando se presencia eventos na escola, sejam datas comemorativas, esportivas ou pedagógicas está se demostrando toda a valorização e respeito pelo crescimento de seu filho. E onde acontece, nesta circunstância, a parceria e o diálogo entre família e escola? No reconhecimento do esforço de ambas que contribuíram para o avanço e sucesso de seu filho. Talvez por ter vencido a timidez em uma apresentação, por ter enfrentado um desafio em um torneio, ou por demostrar como evoluiu no seu aprendizado, na sua criatividade.

5 – Acompanhamento especial

Estamos falando aqui quando há uma necessidade de acompanhamento e ajuda de outros profissionais como psicólogos e psicopedagogos no desenvolvimento da criança. A principal atitude a se ter é coragem! A não aceitação das circunstâncias podem gerar falsas expectativas e podem agravar ainda mais a situação. Deposite sua confiança nos profissionais a quem o confiou, afinal, você deve acreditar e confiar na sua escolha. Nestes casos a cumplicidade entre família e escola se torna contínua e a comunicação é diária. Irão partir, ambas, da parte mais sensível da criança, sua necessidade. Por este motivo, cada progresso será motivo de grande alegria para a família e escola que se tornarão uma só.


Por fim, deixo como uma grande observação, que o respeito entre o trabalho da escola e o que os pais querem para seus filhos deve sempre existir em toda e qualquer situação. Que a escola não olhe para um aluno como apenas um número, e que as famílias não “entreguem” ou “depositem” seus filhos nas instituições confiando algumas responsabilidades que não estão sob sua incumbência. A parceria entre escola e família é primordial para o sucesso escolar e pessoal da criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.