quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O que deixar aos meus filhos hoje e sempre!

Em minha conversa com a Fabiana, ela me questionou sobre algo que nunca havia parado para observar. Ela perguntou-me, porque realizo atividades, estimulações, brincadeiras constantemente com os passarinhos.

Este questionamento ficou reverberando em mim durante estes dias, de pronto não sabia o que responder, agora refletindo melhor consigo dar a ela a resposta que acredito realmente ser o motivo pelo qual me envolvi desta forma com a maternidade.

Se fossem questionar minha comadre Valéria, ela responderia que encontrei na maternidade minha melhor profissão, e em parte concordo com ela, porém é bastante intrigante a forma com que tudo se deu, especialmente porque não sou uma mulher que sonhava e tinha planos em ser mãe, aliás, por muito tempo acreditei que sequer iria casar, e de repente estou casada e sou mãe, e de gêmeos, pacote completo.

Realmente há uma razão especial para que eu me envolva em realizar atividades e querer entreter os passarinhos quase que diariamente, uma parte porque sou artista, e gosto de observar o desenvolvimento do ser humano, uma parte porque gosto de crianças e gosto de brincar, mas não posso deixar de lembrar que SOU MÃE, portanto qualquer que seja o motivo que me estimule o principal está no fato de que passei a observar a criança pequena após a chegada deles, a partir disso só há uma resposta plausível:

CRIAR MEMÓRIAS!

Exatamente isso, espero deixar nos passarinhos boas memórias de infância, desejo que ao crescerem eles se tornem adultos plenos porque tiveram uma excelente infância, porque aproveitaram o que tinham para aproveitar.

Quando penso em deixar boas memórias penso que desejo ainda despertar neles sentimentos de singeleza, de simplicidade, desejo que eles olhem para o mundo com a simplicidade que se precisa para ser feliz, espero que eles consigam olhar uma joaninha, quando adultos, e vejam nela a mesma beleza que viram quando a viram pela primeira vez.

Não pretendo com nenhuma brincadeira alfabetizá-los, sei que eles terão uma vida inteira para aprender as letras, os números e tudo o mais que vem nesse pacote. Porém, pretendo despertar neles o gosto pelo novo, pelo desconhecido e consequentemente o gosto por aprender. Tenho absoluta certeza de que tudo o que somos aprendemos a ser com nossos pais, desejo portanto que eles aprendam que ser curioso e desejar aprender é um hábito saudável e que deverá se estender por toda a sua vida, desde que plantado corretamente desde sempre.

E essencialmente acho importante valorizarmos o tempo que temos juntos, porque quando estamos juntos estamos todos nos divertindo. Aprender a se divertir também é algo de que pretendo ensinar a eles, espero que ao se tornarem adultos eles saibam que sorrir faz parte de ser feliz, espero que tenham sempre em suas vidas diversão, sei que eles saberão ser sérios e concentrados quando preciso for, porém nem tão sérios e nem somente brincantes, aprendendo a condensar os dois estágios para que a vida seja mais leve. Acho inclusive que todo adulto deveria aprender isso, teríamos menos pessoas depressivas e usando medicamentos para conseguirem ver sentido na vida.

E por fim e não menos importante, poque quero que eles se mantenham em movimento. Criança PRECISA de movimento, faz parte de ser criança, acho triste quando uma mãe de uma criança de 3 anos me diz que fica feliz porque seu filho fica 3 horas compenetrado no tablet. Não estou julgando a educação de ninguém, porém não penso desta forma, penso que há tempo para tudo nessa vida, e criança precisa de movimento para ser criança, é pelo movimento que ela descobre seu corpo, sua sensorialidade a aprende a lidar com o espaço.

Além de que a criança que se movimenta aprende a lidar com o inusitado, porque quando estamos em movimento o inusitado acontece, e o que observo é que pessoas que não sabem lidar com o inusitado frustram-se com uma facilidade enorme, espero que eles aprendam a frustra-se e levantar a cabeça e seguir, porque eles sabem se movimentar a seu favor.


Hoje acredito que deixar para meus filhos memórias é aquilo que pretendo como mãe. Não afirmo que com o tempo não vá mudar minha forma de entender a maternidade e a educação deles, hoje porém, estou certa, tudo aquilo que quero quando os estimulo, quando crio novas situações, quando descubro brincadeiras, quando proponho o novo, quando peço que eles leiam comigo, quando os levo para ver o mundo e o espaço, quando me proponho a estar com eles por inteiro, o que desejo é que no futuro eles lembrem com carinho de tudo o que vivemos juntos e tenham a certeza de que eles tem uma vida junto de nós, e tenham sobretudo BOAS MEMÓRIAS de tudo o que vivemos juntos.



3 comentários:

  1. que texto lindo Carol <3

    nossos pensamentos são iguais, e que assim seja né!
    que esses pequenos cresçam cheio de boas memórias.

    ResponderExcluir
  2. E é isso mesmo que fica Carol! Porque o tempo passa numa velocidade incrível e eu também fico pensando nas recordações que quero que o Pititico tenha.
    Os passarinhos terão muita coisa boa pra lembrar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! Aqui também realizo todas as doçuras e lindezas com meus filhos!
    A infância é linda, e vamos aproveitar cada segundo! Com certeza isso fará de nós mães realizadas e filhos felizes!!!
    Lindo texto

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.