quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"Estava Escuro e Estranhamente Calmo"

Belíssimos livros precisam sempre ser indicados, afinal existem algumas obras que são mesmo um carinho para nosso olhar, este é o caso da obra de literatura infantil "Estava Escuro e Estranhamente Calmo", escrito e ilustrado por Einar Turkowski, editado no Brasil pela Cosac Naify.



Esta é uma daquelas obras que assim que tomei contato a primeira vez ela me fascinou, vários são os elementos que posso destacar como surpreendestes nesta obra, quero deixar registrado que a obra foi vencedora dos principais prêmios internacionais de literatura infantil e de ilustração, e na minha opinião ela é definitivamente merecedora.


A obra narra a história de um pescador que chegando em uma ilha se instala em uma casa abandonada, transformando-a com diversos objetos estranhos e ferramentas. Os vizinhos não se aproximam e demonstram não se interessar pelo estranho que por ali parou.

Ao passar os dias ele passa a realizar uma estranha pescaria, das nuvens ele consegue pescar objetos e peixes frescos, os habitantes ficam intrigados e percebem a habilidade do homem, porém não se aproximam e sequer adquirem os peixes do estranho pescador.

O homem abandona a ilha, segue seu caminho e os moradores da ilha procuram descobrir a incrível e inusitada forma de pescaria do estranho, sem sucesso.

A escrita da obra é repleta de sutilezas, o que é de uma sensibilidade envolvente e de uma instigadora profundidade de conteúdos e significados. As ilustrações tomam papel importante no contexto, rica em detalhes, o que é incrivelmente inusitado, já que a obra é composta por ilustrações em lápis, brancas, pretas e cinzas.



A mim o universo surrealista é o que mais me fascina, destoando das costumeiras literaturas infantis, esta tende a ser uma obra diferenciada e que trás não somente aspectos artísticos produzidos de forma primorosa como trás conceitos importantes para as crianças, que é a falta de diálogo e o julgamento precipitado sobre o outro.

Certamente é uma obra diferente e que tende a instigar crianças curiosas, visto que a obra é diferenciada crianças habituadas com a arte literária tendem a compreender o seu contexto sem grandes indagações, já para crianças poucos acostumadas com obras diferenciadas existe ainda um belo caminho de descobertas e de sensibilização do olhar.



Aproximar a criança de obras diferenciadas é importantíssimo para que ela compreenda o valor da literatura como obra de arte que ela é, quando acreditamos que as crianças gostam somente de livros coloridos, e mais quando pensamos que a criança se sente atraída somente por livros de interação, estamos subestimando a capacidade da criança de perceber as sutilezas presentes em obras diferenciadas, o preto e branco pode ser tão rico quanto a cor, depende necessariamente da forma como olhamos.

Portanto é essencial compreendermos que a criança pode e deve desde criança conviver com diferenciadas obras e literaturas.



Bom, acredito que já não é preciso muito mais para que eu possa dizer que, sem dúvida alguma, esta literatura figura como uma obra altamente recomendável para a infância.


Um comentário:

  1. Muito bom!!!
    Fiquei super curiosa para desfrutar dessa leitura! Linda imagem!
    Obrigada por dicas tão legais!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.