sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mais primavera, por favor!




Vamos nessa que a Primavera ainda não acabou, especialmente aqui em casa. Passarinhos tem tido muitas descobertas quando apresento a eles novos elementos, novas cores, e a primavera nos proporciona dias de sol lindo, sem calor intenso, o que nos inspira a descobrir as cores.

A um mês, pelo menos, que sequer consigo postar aqui, e para falar a verdade tenho optado por brincar mais com os dois, no tempo que nos sobra juntos, bastante trabalho e minha vida de atriz voltando ao que era, claro que sem as viagens que sempre fazia, mas com ensaios e apresentações, muitas.

Porém sempre há tempo para tudo, o que quer dizer que continuamos a brincar e explorar por aqui, com menos intensidade mas com a mesma emoção.

Entre os momentos primaveris montei uma caixa sensorial com insetos que costumam aparecer nesta estação do ano, este conjunto de insetos de plástico comprei em um site da china, bom, bonito e barato e ainda chegou em casa, o restante da caixa é cascalho e verdinhos de decoração que comprei em uma loja de 1,99 aqui pertinho de casa. Rá, adorei, claro.


EU ADOREI, e os passarinhos, NÃO, medo, foi o que ouvi assim que apareci com a caixa, eles estavam sentados aguardando, e assim que viram já foram se afastando. NUNCA havia acontecido. De fato os insetos são de uma perfeição impressionante, além de lindos despertaram medo nos passarinhos, que demoraram um bocado para se aproximar.



Bernardo foi sem dúvida o mais medroso, a cada inseto que eu pegava na mão, com a intenção de os aproximar, mais ele se afastava de nós e dos insetos.



Aos poucos fui percebendo que ao invés de insistir na aproximação deles com os insetos deveria procurar outro estímulo que os interessasse e observar para perceber qual seria a interação. Foi então que os convidei a brincar com os cascalhos, o que foi excelente, Bernardo chamou de pedrinha e logo foi montando uma rua. Benjamin não se ateve aos cascalhos mas sem minha intervenção ele foi se aproximando dos insetos e enquanto colocava os insetos para tomar banho, sem perceber, ele se ateve a brincar e TOCAR os insetos.





Ao olhar para o Benjamin Bernardo percebeu que a brincadeira de colocar os insetos para tomar banho era legal, ele se aproximou e quando percebi estavam bastante familiarizados com os insetos. Nada de medo, muitas brincadeiras.


E quando o medo vai embora o que ficam são as descobertas =D

Bernardo demorou, mas gostou!

Benjamin deu o primeiro passo e foi trazendo o mano para brincar também.

Por fim, a percepção que tive neste dia de brincadeiras foi a importância de acreditar que a criança, sozinha, descobre o seu caminho de aprendizado, uma das principais propostas de Montessori versa justamente sobre isso, segundo ela o adulto deve dar condições para que a criança conduza o seu aprendizado, pois a mesma tem a capacidade para tal e a percepção de suas necessidades. Segundo Montessori, "nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela sente que pode fazer sozinha". O desenvolvimento da criança portanto está diretamente relacionado com a sua maturidade.

O Natal está quase ai e ainda estou a falar sobre a primavera, sim e não, já temos aqui feito algumas brincadeiras relacionadas ao Natal e outras relacionadas ao verão e a praia, afinal, moramos na praia.

Mas tudo isso fica para os próximos posts!



7 comentários:

  1. Quando criança, eu tinha medo dos grilos. Aquela casca dura como uma armadura me dava a impressão que ele era mais forte que eu, sendo assim uma possível ameaça de ferimento para mim rs. As lacraias não me davam medo, mas hoje sei que são perigosas... Quem entende? hehehe. Parabéns pelo empenho e carinho que põem para os gêmeos e para nós leitores. :) bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Qual foi o site?

    ResponderExcluir
  3. Ah Carol, eu adoro essas brincadeiras que você faz! Acho que o Pititico iria gostar, vou fazer! Lindo os passarinhos tão interessados! O Pititico não tem medo de bicho nenhum, fico com receio de que se ele ver de verdade queira pegar,rs.

    Beijo em vocês!

    ResponderExcluir
  4. Olá! a um tempo sem passar por aqui, mas hj vim matar a saudade
    Adorei a atividade com os pequenos... fiquei aqui pensando se Joseph ía gostar ou ficar com medo, adorei!
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Carol, sou fã do método montessori... Se eu já soubesse disso quando a Ingrid era pequena eu com certeza colocaria ela numa escola assim. Adorei sua atividade
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. You are so cool! I do not believe I have read a single
    thing like that before. So nice to find someone with some
    genuine thoughts on this subject matter. Seriously.. thanks for starting this
    up. This website is something that's needed on the internet, someone with some originality!


    my web blog ... coach outlet online

    ResponderExcluir
  7. What's Happening i'm new to this, I stumbled upon this I have discovered It absolutely helpful and it has aided me out loads.
    I am hoping to give a contribution & help other users like its aided me.
    Great job.

    My page pikavippi

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.