segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Chegou a Primavera!

UAU!

Tempinho sem conseguir passar por aqui, mas como disse, bóra caminhar pro desapego, postarei quando conseguir mas continuo aqui aproveitando os passarinhos.

Nesse dia a dia veio chegando a Primavera,  LINDA, FLORIDA e COLORIDA!

Claro que aproveitamos para conhecer e descobrir um tanto sobre esta estação, que na minha opinião é de longe a mais gostosa.

Aproveito este post para conversar um pouco sobre Reggio Emilia, que é uma proposta educacional que se originou na cidade de Reggio Emilia, na Itália, e que tenho utilizado muito com os passarinhos, como forma de possibilitar a eles a descoberta do simples e principalmente da importância da ação originada pelo social.

Prometo que escrevo mais sobre o assunto daqui para frente. Assim como sempre trago bastante do que leio e pesquiso sobre Montessori, quero trazer também muito do que pesquiso sobre Reggio, pois compreendo como uma das formas essenciais de desenvolvimento na primeira infância, uma proposta que tem em sua essência a percepção do lugar em que vivemos e isso me interessa muito, quando penso na educação que quero para os passarinhos.

Vamos lá, como aqui no condomínio temos um lindo pé de Ipê, amarelo, que claro nesta primavera floriu como em todas as outras desde que estamos aqui. Desta vez porém decidir explorar um pouco mais esta planta, afinal, além de ter uma flor bela é uma planta que floresce exclusivamente na primavera.



Descemos e fomos ao encontro do Ipê, acredito que todos devem conhecer e lembrar que essa árvore floresce e logo suas flores caem, assim pudemos conhecer a flor, como é por dentro sem precisar para isso retirar a flor do pé.

Muitas flores estavam pelo gramado e foram essas as flores que exploramos:


Pegamos algumas flores e começamos a conhecer cada parte da flor, pedúnculo, pétalas, sépalas, ovário, filete, antera, gineceu e androceu. Obviamente que eu já não mais lembrava de todas estas informações, dai é que entra o Deus Google me dando uma forcinha e relembrando tudinho com detalhes =D


Os dois ficaram um bom tempo abrindo as flores e explorando as partes, o que mais chamou a atenção deles foi o pozinho, pólen, eles retiravam de todas as flores e observavam afinal, no caso do Ipê, o pólen é amarelo.





Não demorou muito e descobrimos mais uma visitante naquele dia lindo de sol, uma minhoca, ahhhh tá, pausa para a musiquinha: 

Minhoca, minhoca, me dá uma beijoca. Não dou, não dou. Então eu vou roubar. SMACK. Minhoco, minhoco, você é mesmo louco, beijou do lado errado a boca é do outro lado.

Passarinhos AMAM essas música, não sei se todos conhecem mas utilizando os dedos fica muito divertido e as crianças também podem acompanhar.


Depois da música ficamos um tempo a observar a minhoca.

Até que ela decidiu dar alguns pulinhos, e se remexer, Benjamin fugiu da minhoca, chorando e já não quis mais saber dela. MEDO!


Aproveitamos um bocado este nosso primeiro passeio de primavera, depois dele vieram já outros, mas com certeza este foi um dos mais inspiradores, especialmente porque depois dele observei o entendimento deles sobre a mudança da estação, dias depois passamos por uma árvore que estava florida e Bernardo rapidamente me disse: Manhê, PIMAVELA.

Sim, eles compreenderam!



6 comentários:

  1. Lindas fotos e que venham as flores e o perfume da primavera!!!

    ResponderExcluir
  2. Carolina muito bom esse contato das crianças com a natureza :)

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Caroline! Quero muito fazer o quarto do meu bebê nos padrões montessorianos. Eu não conhecia o Reggio Emilia, mas parece ser bem legal, vou pesquisar sobre isso. E comente mais sobre isso, conta pra gente da sua experiência!
    /abraço,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também amo ipê amarelo! Que lindos os passarinhos. Eu gosto da música, já cantei muito quando era monitora numa escola infantil.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Caroline, que honra "vê-la" no meu humilde espaço hehehe. Eu já havia passado aqui e curti muito por tudo o que vc representa e informa aqui. Mas infelizmente perdi o link, e olha, vc me encontrou hehehe. Puxa, e que bacana que vc é mãe de gemeos, pois muita coisa aqui é enriquecedora. Estou morrendo de curiosidade sobre meus moleques hehe paz, luz e muita saúde para todos vcs! Bj

    ResponderExcluir
  6. A estação mais linda do ano...seus filhotes são lindos...Jesus abençoe sua família.

    Também espero sua visita. Tá rolando um sorteio triplo lá no blog.
    Um beijo e um sorriso

    Diva Agridoce

    Fan Page Diva Agridoce

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.