terça-feira, 4 de junho de 2013

O outono passou por aqui...


O outono iniciou em março, eu sei, mas como de lá para cá muitas coisas aconteceram e pouco pude compartilhar do que fizemos, hoje decidi trazer uma caixa sensorial que brincamos por estas épocas de outono.

Ahhhh, o outono, estação deliciosa, de sol gostoso e de frio lento chegando. Se há uma estação a qual sou apaixonada esta é ela.

Inicio assim este post com um Hai Kai do Mário Quintana:

Hai Kai de Outono

Uma borboleta amarela?
Ou uma flor seca
Que se desprendeu e não quis pousar?

E como o outono é aquela estação que esfria o calor e aquece o frio, não poderia passar batida aqui por casa. Fizemos algumas brincadeiras pensando e falando sobre o outono, e tenho percebido que eles criaram conexão sobre o que falamos e sobre o que eles tem visto na rua, na transformação das árvores e do tempo lá de fora. Explico: constantemente eles tem feito menção ao outono, quando encontram uma folha seca, quando descobrem um fruto de cor amarelada.

Surpreendo-me a cada descoberta feita por eles, sim, é emocionante como mãe perceber que de fato o que explicamo e falamos é absorvido e utilizado no dia a dia. Por estas semanas eles tem esboçado muitas novas palavras, e algumas das palavras que andam a utilizar é outono, folha, amarelo, estou certa de que o estímulo gera resultados.

Mas, vamos a caixa:


Simples e rápida, nossa caixa outonal tinha uma folha de papel celofane na cor amarela, folhas secas de variadas formas e texturas e frutos amarelos, não comestíveis, da época. Além de prática esta caixa é também baratinha, uma vez que é possível dar uma voltinha pelo bairro e encontrar os elementos que a própria natureza nos proporciona.

Não conseguia imaginar qual seria a reação deles e muito menos o que mais despertaria interesse, estávamos já a alguns dias conversando sobre o outono, vimos fotos, trabalhamos cores e sons, e portanto eles se comunicaram muito bem com todos estes elementos. Alguns despertando mais interesse e outros menos, fiquei surpresa com a vontade de ambos em amassar as folhas para poderem assim descobrir os sons que as folhas secas produziam.



Ambos ficaram encantados com as folhas que estavam com buracos e não precisou muito para descobrirem que pelos buracos vemos o mundo, e esta brincadeira foi a que mais pude participar uma vez que eles me solicitavam para vê-los parcialmente escondidos sob a folha furada.



Em seguida cada um deles foi despertando interesse por algum elemento específico, Benjamin ateve-se em brincar com os frutos percebendo a possibilidade de esmagar e produzir cor a partir desde movimento. Gostei muito de vê-lo esboçar a palavra AMARELO todas as vezes em que ele esmagava uma nova frutinha e fiquei entusiasmada ao perceber o quanto de significados aquele aprendizado estava despertando no meu passarinho pequeno.



Já Bernardo ateve-se por LONGO tempo com as folhas, e quando digo LONGO digo LONGO mesmo, ele passou pelo menos uma hora as voltas das folhas, alguns momentos cessava a brincadeira mas em seguida voltava para as folhas. Bernardo foi o primeiro a perceber nas folhas com buracos uma possibilidade de brincar e em seguida saiu pela casa olhando pelo buraco e repetindo, BICHO, tenho certeza de que ao olhar pelo buraco ele conseguia ter uma imagem isolada e seu trabalho foi o de buscar pela casa pequenos bichos que poderiam ser vistos pelo buraco. E ele teve sucesso em sua caçada, encontrou uma formiga e vibrou em sua descoberta. Eu mais vibrante ainda percebendo o todo desta descoberta.


Esta foi sem dúvida alguma uma das caias mais exploradas pelos dois, penso de alguma forma que a maturidade também mostra reflexos nesta minha observação, sim, eles tem se comunicado muito entre eles e tem descoberto a magia do brincar. Frequentemente os ouço falar: Mano, brincar. E então por estas palavras percebo que meus babys passarinhos estão a passos de se tornarem meninos passarinhos. É definitivamente a partir da fala que percebemos este desabrochar para o brincar, o dividir e o explorar.

Os dois ainda passaram um tempo razoável brincando de esconde esconde com o papel celofane, elemento novo e barulhento na vida deles, kkkkk


O outono entrou em nossas vidas nos trazendo o amarelo, o marrom, o bege. Nos trouxe folhas caídas e sol de fim de tarde. Trouxe ainda aprendizado e brincadeiras. Mas muito mais do que isso, nos trouxe sorrisos, abraços e muito divertimento. Por isso mesmo repito sempre: 

Ah o outono, este lindo, meu preferido entre todos, todos os anos!



2 comentários:

  1. As brincadeiras com os passarinhos são sempre gostosas de ver. Dois príncipes mesmo!

    Acho que meu comentário no post "de declaração de amor aos seus pequenos" não deu certo. Tava dando erro, aff.

    Mas amei a foto daquele barrigão e o texto foi lindíssimo e cheio de amor. Presentes perfeitos!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Acho tão lindo a forma como vc participa da vida dos seus passarinhos. Oferecendo estímulos, observando atentamente as reações dos dois. Vc é uma mãezona Carol, super disposta!!! Eu sempre me achei uma mãe bem presente, daquelas que brinca junto, mas perto de vc sinto que poderia ter feito ainda muito mais. Vc me inspira muito! Obrigada por sempre compartilhar conosco suas vivências. bjão

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.