terça-feira, 23 de outubro de 2012

Brincando de/com feijão

Lembram que no post anterior falei sobre minhas pesquisas sobre Montessori?

Pois então que além do quarto, além da autonomia, além da liberdade, Montessori propõe brincadeiras sensoriais, o que seria isso?

São chamadas de caixas sensoriais, aonde a criança desenvolve autonomia, descobre elementos e texturas diversas, desta forma a criança aprende pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.

O que acredito ser o foco desse processo está no fato de que segundo Montessori a criança traz dentro de si o potencial criador o que a permite conduzir seu aprendizado e descobrir seu lugar no mundo, novamente, o que me fascina nesta proposta é a criança como aquela que descobre e desenvolve sua autonomia.

Trata-se assim de uma educação para a vida, com estímulo a individualidade, atividade e liberdade.

Em linhas gerais fala de tudo aquilo que nós Mães desejamos e procuramos desenvolver em nossos filhos.

As caixas sensoriais devem sempre trazer elementos para que a criança possa apalpar, tocar, sentir. A caixa em si pode sempre ser a mesma, o que deve diferir são os elementos colocados dentro dela.

Nestas fotos brincamos com feijões, dentro deles coloquei 4 elementos, das cores verde, azul, amarelo e vermelho, e pretendia com isso que eles pudessem perceber a diferença do preto para as demais cores.


Os dois aproveitaram bastante esta primeira experiência sensorial, ficaram pelo menos meia hora entretidos e concentrados, por alguns momentos interagiram entre eles, trocaram elementos, mas não interferi, deixei que eles explorassem este momento da forma deles.

Benjamin percebeu que poderia preencher os elementos com os feijões, como podem ver:


Já o Bernardo ficou concentrado em pegar grãozinho por grãozinho e por diversas vezes ele mostrava para mim e para o Benjamin os grãozinhos, como quem dissesse, olha isso, peguei. Mamãe aqui já pensava logo na coordenação motora fina e no desenvolvimento por trás de um momento que a princípio parecia simples.


Por fim, Montessori propõe que a caixa deve ser colocada sobre um tapete, delimitando o espaço da criança e focando ela para a atividade a ser cumprida, além disso trata-se de uma questão de organização utilizar o elemento em um espaço delimitado sem com isso sujar os demais espaços.

Ai vou dizer, aqui em casa o espaço delimitado AINDA não funcionou, como podem ver, foi feijão para tudo que é lado, e eu fui catar feijão por feijão, pedi a ajuda deles e eles foram prestativos, mas claro que brincaram muito mais com a situação do que me ajudaram na captura dos feijões.


Ainda assim está valendo porque o que me interessa mesmo é perceber o desenvolvimento e o interesse dos meus passarinhos. Penso estar fazendo o melhor, e o que está ao meu alcance, para que cresçam felizes e conscientes de seu papel neste mundo.

Estou descobrindo em Montessori uma possibilidade de educação para meus passarinhos, vamos ver como vai ser ao longo do caminho, o que sei agora é que estou gostando e aprendendo.

Aliás e como aprendo, como aprendo... Este dois me ensinam todos os dias...

7 comentários:

  1. Muito interessante Carol! Eu tô adorando ler sobre Montessori aqui no seu blog!

    Tarefa fácil catar cada grãozinho de feijão...hahaha
    Mas valeu né?

    Beijo, tem um selinho pra vocês lá blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, fico SUUUUUPER feliz de poder compartilhar, e saber que te uma mãe, como você, que está curtindo me mostra que estou no caminho certo.
      Vamos ampliar estas idéias, vou te adicionar no face, aliás, você tem face?
      Assim posso te adicionar no Grupo Montessori para Mamães, para você também se apaixonar...
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Caroline, tudo bem?
    Passei para conhecer o seu blog, que conheci através do B.U. e já fiquei por aqui!
    Parabéns pelas postagens!
    Se puder, me siga também http://artjullysmi.blogspot.com.
    Bjs e ótima quarta!

    ResponderExcluir
  3. Amei a postagem, vou usar as dicas quando tiver meus passarinhos futuramente, os seus são lindinhos d+.
    Ficou lindo os feijões espalhadinhos
    www.blogdapreta.com.br
    Black Beauty

    ResponderExcluir
  4. E você nos ensina muito! Que máximo essas caixas sensoriais. Será que o Luiz Felipe já pode? Será que nao vai comer todo o feijão? Porque ainda põe tudo na boca. Kkkkk adorei este post, está inspirador e gostei mais ainda de perceber a felicidade em suas palavras. Adorei. Tati amigosdefraldas

    ResponderExcluir
  5. Olá,vim fazer uma visita e deixar meu carinho.Já sou sua seguidora e te aguardo no meu cantinho,bjim

    http://fiquelindah.blogspot.com.br/

    segue lá e deixa um comentario

    ResponderExcluir
  6. olá amiga sou bu 2412 e vim te visitar
    e tbm te seguir ainda nao sei bem como funciona mas estou amiga
    conhecendo seu blog !!!

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.