quinta-feira, 24 de março de 2016

Leitura em família: fortalecendo laços e partilhando alegrias

A leitura é a semente que brota flores de sonhos com frutos de realidade. Ler para as crianças faz de nós, adultos, pessoas mais compreensíveis e sensíveis, nos transforma em ponte na relação imprescindível entre a infância e o mundo “crescido”. Quando praticamos a leitura com nossas crianças, estamos fortalecendo os laços de afeto, ternura e apreço. Além disso, colaboramos com o seu desenvolvimento e vivemos um momento que será para sempre especial na memória de ambas as partes, criança e adulto.

Que as crianças amam os livros infantis e todas as maravilhas que eles nos oferecem, isso nós já sabemos! Mas podemos tornar essa prática ainda mais prazerosa, divertida e produtiva. Como? Com um pouco de criatividade, imaginação e deixando a alegria dos pequenos dar aquela pitadinha de infância que todas as coisas precisam.


A alegria já começa na escolha do livro a ser lido e explorado. Vale ser aquele livro que já foi lido muitas vezes, e que mesmo assim, consegue despertar atenção e empolgação nas crianças, como também pode ser aquele considerado um desafio, por talvez nunca ter sido esmiuçado, ou por ser  aquela historinha que você tenha percebido que deixou um gostinho de “quero mais” nos pequenos leitores. Deixe a criança escolher livremente, caso peça sua ajuda, tente trazer para ela algo novo, será bem interessante.

Escolhido o livro, façam juntos aquela boa leitura, com uma boa entonação de voz que desperte olhares curiosos. Mude a voz criando uma diferente para cada personagem e faça uso das onomatopeias, além de ser divertido, torna a história envolvente e “real”, possibilitando à criança imaginar e ter diversas sensações de sentimentos como medo, alegria, espanto e surpresa.


Terminada a leitura, conversem sobre o que acharam da história, observem de um modo mais detalhado, suas ilustrações e suas cores. Conheçam melhor o autor e o ilustrador. Agora seja você o ouvinte e solicite que a criança faça um reconto da história que por você foi lida. No reconto, a criança vai contar a história “do seu jeito” tentando seguir a sequência que aparece na narrativa original, apoiada ou não nas ilustrações. O reconto proporciona à criança importantes estímulos para a sua aprendizagem. Trabalha a oralidade, a autoconfiança para contar suas histórias, a compreensão do enredo, a ideia de começo, meio e fim, amplia o vocabulário, pois na leitura ouve e aprende palavras que não são ditas diariamente. Podem,  juntos, criar novos desfechos e novas possibilidades, o que favorece a imaginação e a construção de hipóteses. Deixar a criança percorrer livremente as páginas de um livro, dá a ela portas abertas para novas possibilidades de leitura.

Que tal fazer uma dramatização? A diversão vai ficar completa com o uso de lençóis, bonecos(as) de pelúcia, roupas, objetos e tudo que a imaginação permitir para fazer de forma bem descontraída uma “apresentação” do livro lido! Não é preciso “decorar” nada, pois certamente vocês já sabem tudinho que acontece na história, do começo ao fim! A dramatização vai trabalhar a memorização, promover a socialização, a compreensão dos conteúdos, e também vai melhorar a timidez, além de estimular o desenvolvimento da linguagem oral e corporal. Solicite a ela que faça um desenho que melhor represente a história lida. Feito isso, você vai perceber o que teve mais relevância na história para a criança. Você pode fazer uma coletânea destes desenhos. Em breve terá guardados vários registros das leituras de vocês. Que lindeza não é?



As propostas podem ser praticadas em qualquer lugar que favoreça o clima para este momento, na escola ou em casa, o importante é fugir um pouco da rotina, às vezes corrida, do mundo atual e perceber o quanto é válido e proveitoso parar um pouco e entrar em um mundo todo especial. 



3 comentários:

  1. Parabéns Marcela, muito bom seu texto. Estas ajudando bastante,não só os pais,porém professores também. Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcelinha! Ótimo texto de grande importância para pais e nós professores, valeu e continue no presenteando com suas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcela e Carolina!
    Estou seguindo o blog e passei aqui para avisar que voltaremos a postar no montessoriando.blogspot.com.br, nosso bloguito irá, finalmente, sair do sabático rsrs
    Espero vocês por lá!

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.