quarta-feira, 19 de junho de 2013

Reflexões sobre a escola

Aham, hoje quero sim falar sobre os passarinhos na escola, e quero falar disso desde o início.

Se quero falar de escola, quero falar de adaptação, quero falar antes disso, quero falar de parceria. 

Ontem fui a uma reunião na escola dos passarinhos, e foi MUITO legal, sim, especialmente esta semana em que eles estão definitivamente curtindo ir para a escola. 

RÁ, perfeito, pensa numa adaptação difícil, dai coloca isso ao quadrado já que estamos falando de gêmeos, ai pensa na cabeça de uma mãe que PIRA, e pirou, e agora passou, RÁ!

O que me move a escrever este post esta semana foi uma mensagem lida pela professora Giseli, prof. dos passarinhos, que fala sobre parceria, entre pessoas, entre os pais, entre a escola e os pais. E sim, a leitura não só me fez refletir como me fez pensar no caminho que levamos até aqui para chegar no que temos hoje, a difícil adaptação dos passarinhos no espaço escolar.

Para quem não acompanhou falei sobre o tema AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI, então quando eu digo que não foi fácil, acredite, não foi fácil.

Começamos com momentos muito difíceis, com o tempo o choro, o medo foi ficando para trás, e hoje o que temos são duas crianças que dormem e quando acordam pedem para ir para a escola. Passou na minha cabeça qual foi a mudança efetiva, porque de repente os dois passaram a gostar da escola?

Simples, PARCERIA, sim, eu, Papai, a Prof. Gisele e a Prof. Bruna, a Bete querida supervisora, a escola como um todo. TODOS trabalhamos juntos para que o resultado fosse positivo, e agora é. Chegar na escola com os dois e ser bem recepcionada pela profissional que fica na porta a espera do que estão chegando, as conversas diárias da Bete conosco para que nos sentíssemos seguros em deixá-los ali, o olhar tranquilo da Prof. Gisele ao me dizer, Carol vai tranquila que precisando eu te ligo.

Assim foi, assim é.

Estou muito confortável em dizer que foi através da parceria da escola, dos profissionais com a nossa família que conseguimos adaptar os passarinhos na escola. E sou sincera em dizer, não foram poucos os dias em que pensei em desistir, não por achar a escola ruim, mas porque percebia que eles não estavam se adaptando, ou pareciam.

O fato é simples, os PAIS, nós que temos que encontrar uma forma de deixar nossos filhos confiantes, SIM, SIM, SIM, assumo a culpa, eu os deixava na sala e ficava fora chorando, o choro deles cessava em 5 minutos e o meu durava longas 2 horas, porque, para que? Não sei, coração de mãe....

Sempre disse, desde o início, que tinha certeza de que a escola seria excelente para os dois, sou atriz mas também trabalho com educação, e sei que escola é um espaço importante de socialização, sempre estive muito segura de os colocar com 2 anos na escola, mas que coração de mãe é uma caixinha, e quando o fato se deu percebi que não estava segura como acreditava, claro, criança é uma esponja e minha insegurança bateu neles, eles sentiram.

Com os dias passando meu coração foi se aquietando, hoje volto a sentir toda aquela segurança que sentia inicialmente e posso dizer sorrindo, os dois curtem a escola e tem se desenvolvido muito depois dela. Continuamos brincando em casa, continuo com eles quase todas as manhãs, porém eles aprenderam a ter amigos, quando pergunto o nome dos amigos eles nos dizem o nome das crianças da sala, ou seja, eles sabem que aqueles são amigos que estão com eles todas as tardes.

Sem falar na Prof. Gisele e na Prof. Bruna, que estão com eles na sala, que além de super criativas são carinhosas e se mostram muito cuidadosas com tudo =D

Preciso somente agradecer e aprender, aprender que PARCERIA é a palavra de ordem para a adaptação escolar, e agradecer ao carinho, compreensão e disponibilidade dos profissionais da escola que nos ajudaram neste processo.

*********************************************

Em tempo, antes de finalizar este post não posso deixar de falar de um momento importante e com certeza histórico em nosso Brasil. O povo está na rua, pedindo melhoras para todos nós. Eu estou fazendo minha parte, não consigo ir para a rua com os dois, mas posso ajudar através da internet e é isso que tenho feito. Vamos nos mobilizar, vamos desejar um futuro melhor para nossos filhos, mas não somente desejar, mas ir á luta, marchar, berrar, buscar...

É isso ai, a hora é essa, parceria na escola dos passarinhos deu certo, parceria de toda uma nação só tende a ser TRANSFORMADOR!


5 MANEIRAS DE AJUDAR SEM SAIR DE CASA:


1. Abra seu Wi-Fi
Se você mora ou trabalha perto das áreas de manifestação, libere o sinal do seu Wi-Fi. Com mais conexão, os manifestantes são capazes de informar melhor e subir seus registros e trocar mensagens.



2. Bandeira branca na janela
Coloque uma bandeira branca na sua janela e participe do movimento VEM PRA JANELA:https://www.facebook.com/events/281102965366442/?fref=ts que mostra o apoio das pessoas dentro de casa àquelas na rua - lutando.

3. Proteja os manifestantes
Separe alguns panos com vinagre e garrafinhas de água e converse com seu porteiro para abrigar gente fugindo dos protestos se a violência começar. PMs agrediram diversas pessoas tentando fugir da confusão encurralados na porta de prédios - a grande maioria presente não tem interesse em participar de violência. Proteja-os se puder.

4. Registre tudo que ouve e vê
Sendo uma peça presente, registre seus arredores e participe da troca de informações sobre os protestos. Utilize as tags do protesto e informe seus contatos sobre tudo que está acontecendo - sua presença virtual é tão importante quanto sua presença física.

5. Compartilhar é participar!
Diversas informações podem ser cruciais na hora de ajudar quem está nas ruas. Durante o protesto do último dia 13, os manifestantes souberam com alguma antecedência sobre a presença do batalhão de choque da polícia e puderam tentar minimizar a os ataques. Também foi através da internet e do Facebook que informações sobre pontos de suporte médico chegaram às ruas. Esteja preparado com todo seu poder de cidadão da internet pra ajudar!



6 comentários:

  1. Carolina, ficou feliz com seu relato, fico mais feliz ainda pelos seus filhos agora gostarem da escola.
    O coração está começando a ficar com medo do ano que vem, quando minhas meninas vão para escolas, são tantas dúvidas no meu coração.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. CArol estou super feliz por vcs!!! Imagino como vc está respirando aliviada...coração de mãe sofre, né!??
    Também falei sobre como gosto de reunião de escola no meu último post e se te consola lá atrás comentei sobre a adaptação meio complicada do Felipe. Bjão querida

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc me achou, rs. Adoro encontrar mães blogueiras de SC. Sim, sim escola e pais é uma parceria, e super importante. Que legal que vcs estão em sintonia com a escola.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza pais e escola tem que estar juntos... meu filho mais velho também teve um pouco de problemas de adaptação... bem menos do que eu esperava, estava mais difícil pra mim do que para ele rsrsrs

    Super beijo e se puder visite meu blog
    Mãem de 2 meninos
    http://maede2meninos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! Que saudades de passar no seu blog! Fiquei mais de duas semanas ausente do mundo bloguístico, pois estava me adaptando ao meu novo emprego, mas agora quero retomar minha vida de blogueira! Hoje tirei uma horinha pra visitar os blogs amigos e matar a saudade do seu blog.
    Nos veremos em breve, não vou sumir de novo...
    Ah, e tem post novo lá no meu blog!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, adorei seu cantinho, já estou te seguindo, vem me seguir btb, http://artesdaemanuella.blogspot.com.br/
    Bjs
    Manu

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.