domingo, 23 de junho de 2013

Quero um Brasil para o FUTURO #protestomaterno


De repente um dia pela manhã acordo e nos noticiarios vejo movimentações em São Paulo e no Rio de Janeiro relacionados ao aumento da taxa de transporte público, ou quase público, afinal transporte público presume gratuito o que não é a relidade do nosso país. Claro que o primeiro pensamento que veio a minha mente foi, eles vão reenvindicar como sempre acontece no nosso país, não vai sair disso.

No dia seguinte leio no facebook a movimentação de muitos amigos que moram em Sampa e no Rio e a conversa de que o povo deve ir ás ruas e lutar pelo que queremos, até ai a conversa versava sempre sobre o transporte público.

No dia seguinte vejo uma movimentação ainda maior nas redes sociais, vejo a indignação, vejo as pessoas começando a de fato mostrar o motivo pelo qual doeu a todos os brasileiros os 0,20 que eram para os bolsos dos paulistas e não nossos. Só que não.

As manifestações tomaram corpo e vozes e as pessoas perceberam a importância de exercer nossa cidadania. Sim, ser cidadão é antes tomar parte, e fazer parte, todo e qualquer movimento a favor de resultados reais valem a pena, se não fossem aquele 0,20 iniciais não chegaríamos aqui, e ainda bem que houveram os primeiros manifestantes pois foi através deles que percebemos que podemos ser ouvidos.

Ocorre dizer que as pessoas pouco percebem de fato o que é ser cidadão e mesmo o que é ser político, tenho certeza de que o que vem a seguir explica tudo, fala por si:

ci.da.dão 

sm (cidade+ão21 Habitante de uma cidade. 2 Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Fem: cidadã e cidadoa. Pl: cidadãos.



po.lí.ti.co 

adj (gr politikós1 Que trata de política: Tese política. 2 Relativo aos negócios públicos. 3 Que se ocupa de política: Partido político; homem político. 4Cortês, delicado. 5 Astuto. fam Indisposto, zangado com alguém. sm 1 Aquele que se ocupa de política. 2 Estadista. P.-econômico: a) que se relaciona com a política e a vida econômica da nação; b) relativo à economia política. Pl: político-econômicos. P.-religioso: que se relaciona com a política e a vida religiosa da nação. Pl: político-religiosos. P.-social: a) que se relaciona com a política e a vida social de uma coletividade; b) relativo à política social. Pl: político-sociais. Estar político com alguém: ter cortadas as relações com alguém.



E depois disso penso que não tenho muito mais a acrescentar, ahhh sim, espera, vou clarear:

Cidadão é aquele que participa da vida de sua sociadade, que faz parte do lugar em que vive. E ser político não é necessariamente ter de participar de um partido político, veja bem, ser político é participar da vida social de uma coletividade.

SOMOS esta coletividade. E DEVEMOS fazer parte do movimento. Assim nos mostramos parte e participantes.

Desejo participar deste coletivo e portanto devo pensar no melhor para todos, pois TODOS fazemos parte. 

Não quero um Brasil para AGORA, quero um Brasil para o FUTURO, porque é nesse futuro próximo que eu quero que meus filhos cresçam.

E para que o futuro seja de mudanças temos de nos movimentar AGORA!


*************************************

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Mães Unidas por um Brasil Melhor, movimento iniciado no Facebook na comunidade Protesto Materno, para quem quiser conhecer melhor o grupo acesse: https://www.facebook.com/protestomaterno

O Protesto Materno surgiu da vontade de mães fazerem algo pelo país, já que nem todas podem ir para as ruas com o seu filhote. O movimento começou com a adesão de mães blogueiras (mais de 150), que postam em seus blogs nessa sexta-feira suas visões e opiniões sobre o movimento legítimo e democrático que toma conta das cidades! O protesto reúne outras centenas de mães conectadas - que já estão divulgando o manifesto virtual via redes sociais – e as que decidiram levar essa união materna de volta para as ruas.

O intuito é engrossar as manifestações pacíficas que estão acontecendo pelo Brasil, apoiando mudanças além dos 20 centavos e que, sem dúvida, podem fazer da nação verde-amarela um lugar melhor para nossos filhos. Lutamos por educação, saúde, segurança, menos impostos, um basta a corrupção e impunidade.

Nem precisa ser mãe para divulgar o banner e a tag #protestomaterno, criados para representar a iniciativa – que pertence a todas as famílias brasileiras! Mas que fique claro; isso não é apenas a circulação de um banner bonitinho; é a união de pessoas realmente preocupadas com o futuro dos filhos!

Já são mais de 150 blogs maternos participantes, com o apoio de movimentos nas ruas de várias cidades. Nesta sexta-feira, às 10 horas da manhã, haverá um twitaço para balançar esse país!

Porque quem disse que mãe só entende de fralda?! Mãe entende do futuro dos filhos e quer o melhor para eles! Vem com a gente! Ajude, compartilhando, escrevendo, divulgando os links e acompanhando pela tag #protestomaterno! Também usamos #mudaBrasil#acordabrasil #vemprarua #ogiganteacordou."



2 comentários:

  1. Todos juntos podemos fazer muito mais. Parabéns pela sua participação. Um abraço, Gisa Hangai - Blog Mãe bacana

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua participação no protesto!
    Tenha um excelente domingo!
    Tem post novo no meu blog...
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.