quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pensando no desfralde #2: Sobre o medo, da mãe, e não do filho!

E começo, novamente, um post pedindo desculpas pelo sumiço, acontece que Bernardo adoeceu na semana que passou, e como o levamos ao PA e o primeiro diagnóstico não rendeu resultados por fim tivemos uma semana inteira de febre e choro. Agora ele está bem e eu estou mais calma, e com a calma vem um post.

Vamos ao papo de hoje, quem me acompanha já leu algumas curiosidades minhas sobre o desfralde, alguns papos que tive com amigas queridas, um deles virou post AQUI.

Passei todo o verão pensando sobre ele, falando sobre ele, lendo sobre ele, porém ele não veio a acontecer de fato, veja bem, pensei, falei e li mas não efetivei, fato, não fui em busca de organizar o desfralde na vida dos passarinhos. 

E admito, fiquei me escondendo atrás da premissa de que antes dos 2 a criança ainda NÃO está preparada para o desfralde, e nessa dos 2 esperei que os 2 chegassem, e o 2 dos 2 chegou e quem disse que iniciamos o desfralde.

Espera lá, não quero arranjar mais desculpas mas o que acontece é que o tempo esfriou e fiquei receosa de começar o desfralde no tempo mais frio, afinal também li muito de que fazer o desfralde no frio não funciona e ainda pode ocasionar resfriados, e blá, blá... OK, admito denovo, fiquei escondendo-me atrás de mais uma desculpa, mas pelo menos essa quase colou, =D

Acontece que a algumas semanas eles chegam da escola e quando vou fazer a troca da fralda eles não querem ficar de fralda, tiram, correm, fogem...

Quando episódios como este acontecem, o que não é diariamente, eles costumam correr felizes e quase pelados pela casa, acabam por fazer 1 e 2 por ai, e lá vou eu limpar e limpar e limpar, vejam bem, no geral desfraldar um úncio bebê demanda paciência e um mínimo de desapego com as questões do FAZER FORA do local indicado, ou seja, fora do penico, pela casa e em todos os lugares. Agora calculem vocês 2 bebês felizes fazendo as necessidades por todos os locais de um AP, a mãe surta =O

Mas claro que isso de iniciar o desfralde não está exatamente fora dos planos para o momento, tanto é que temos aproveitado os momentos em que eles pedem para ficar sem as fraldas para estreitar os laços deles com o bonito do penico, e quando isso acontece levamos eles para o banheiro, sentamos com eles conversamos, mostramos, explicamos e rola, SIM, histórias e mais histórias sentados no bonito.

Até então não passava disso e eu me mantinha calma e tranquila com o fato de que lentamente estou apresentando eles ao bonito, lentamente estou me acostumando com o fato de que eles já tem dois, lentamente estou pensando sobre o frio que se aproxima, e nesse lentamente aconteceu...

E foi ontem, para minha surpresa eles retornam da escola, quando vou fazer a troca das fraldas eles não querem as fraldas, eles ficam sem fraldas, eles brincam PELA CASA TODA, e a cada dois minutos pergunto, Bernardo quer fazer xixi? - Não. Benjamin quer fazer xixi? - Não...

E passam-se pelo menos meia hora e não avisto nenhuma caquinha desavisada em local indesejado.

E derepente estou na sala e Benjamin foi ao banheiro e passado minutos ele volta com o penico nas mãos e ele me diz, XIXI, e eu olho e sim, ele fez no BONITO. E fizemos muita festa e não parou por ai, meia hora depois ele vai ao banheiro, vou atrás e o vejo de pé mirando o alvo e SIM, mais um xixi no penico.

=D

SIM, parece que Benjamin acaba de descobrir para que serve o bonito.

Mas, veja bem, o post ainda não acabou, e o título diz, sobre o medo, da mãe, e não do filho =/

Acontece que apesar dos acontecidos, hoje o mative de fralda, eu devo ter problemas?

Bernardo não o acompanhou neste momento, Bernardo não se aproximou do penico e Bernardo fez o xixi ao lado do mano, mas no chão e não no bonito.

Ai que me bateu uma insegurança, será que devo iniciar o Benjamin, mesmo percebendo que o Bernardo ainda não amadureceu para o desfralde? Será que devo investir nos dois ao mesmo tempo, e aguardar que Bernardo logo entra no ritmo? Ou não? Será que espero o frio passar? Será que???????

EU SEI, eu tenho medo, difícil admitir, porque minha mãe me disse pelo menos 30 vezes que eles ainda não estão desfraldados porque eu não estou fazendo o que deveria, e não foi somente minha mãe, minha vizinha, amiga querida LU me disse o mesmo.

Ai que não sei, e se soubesse já teria feito...

Eu estou aqui pensando que devo mesmo ter problemas, afinal li muito sobre o assunto, pesquisei bastante e acreditava, até 10 minutos atrás, que estava preparada, porém hoje o deixei de fralda.

Então que não vim aqui me lamentar, não, vim mesmo foi constatar que o medo é MEU e não dele, e quero  ler esse relato todos os dias, porque o primeiro passo já foi dado, agora é ME observar e aproveitar o progresso do nosso Benjamin e incentivar o Bernardo a seguir no mesmo barco, rumo aos dias sem fraldas.

Porque eu aguardo este momento chegar, mas também preciso me mover para que ele chegue antes do esperado!


8 comentários:

  1. força na peruca hahahha

    na minha humilde opinião eu continuaria sim, já que o Bernando já apresenta sinais que esteja preparado aos poucos Benjamin tbm será assim, principalmente vendo o irmão será um ótimo incentivo.

    Mas se for o caso espere mais um pouco e não se culpe tanto!
    Afinal cada criança tem seu tempo e as vezes demora mesmo ;)
    todo mundo fala, mãe, vizinha, amiga...mais só vc realmente vai saber se eles estão preparados ou não!

    Boa sorte!
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  2. Vai dar tudo certo!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Flor, aqi iniciei o desfralda bastante tarde para alguns, mas foi no momento certo para o Lucas e também para mim, pois no começo indesejadas caquinhas e xixis sempre são encontrados no chão ou na cueca, então é questão de paciência e insistência. Aqui eu chamo o Lucas para ir no banheiro de 15 em 15 minutos e ainda as vezes ele não consegue se segurar e sai pingando tudo.

    Entao deixo duas palavras principais na minha opnião: PACIÊNCIA E INSITÊNCIA!

    Boa sorte e beijos

    ResponderExcluir
  4. Caroline, eu sei bem o que tentar desfraldar mais de um bebê, a mesma dúvida que vc teve eu também tive se quiser da uma olhada na saga do desfralde lá em casa (http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/2013/03/desfralde-parte-iv.html).
    Resumindo eu comecei o desfralde de 2 duas e para minha surpresa a terceira (que aparentemente não estava preparada para o desfralde) passou a perna numa que eu achei que estava pronta. Uma incentivou a outra. Agora estamos assim usam fraldas para dormir e sair (medo meu, não consegui confiar nelas para sair sem fraldas, pois ela adoram fazer a opção 2 quando estão na rua).

    Espero ter ajudado e se quiser trocar um idéia o meu e-mail: desireetapajos@yahoo.com.br

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. =
    Sei bem como é bem complicado estou tentando mais ela por si so já não quer mais pois ela tem nojo por outro lado vejo que ela não tem controle de nada ainda tipo durante o dia ela fica sem fralda mais em compensação é tres quatros calcinhas e roupinhas que trocamos ain é uma anarquia ...Mais vamos tentando que chegamos lá!

    Melhoras pro pequeno
    Sheiro Grande

    http://khauannydandara.blogspot.com.br/2013/04/vaidade-na-infancia.html?spref=fb

    ResponderExcluir
  6. Nossa admiro tanto mãe de gêmeos. Tudo multiplicado por dois é fácil não. Eu tentei quando o Felipe tinha pouco mais de um ano e não deu muito certo. Foi necessário só uns dois dias lavando cueca de cinco em cinco minutos e eu desisti. Depois quando ele tinha mais de dois anos e meio eu comecei de novo. Conversei com ele, ele entendeu bem e foi mole, mole. Depois de muito pouco tempo tirei a noturna também. Só o cocô q deu um pouco mais de trabalho. Acho que quando a criança está mesmo preparada ela dá sinais claros e pega bem rápido. O que acha de desfraldar o Benjamim primeiro e permitir que o Bernardo ainda fique de fralda se assim quiser. SEmpre incentivando os dois é claro, mas mostrando muita naturalidade com a diferença que existe entre os dois. bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga!

    Olha, aqui ainda não começamos então não dá pra dar dica nenhuma, rs.

    Mas eu acho que o fato dos passarinhos serem gêmeos não significa que devem aprender tudo juntos.

    Já ouvi dizer que a melhor hora para o desfralde é no verão. E aqui, não fica escutando o que as pessoas falam não. Se não for uma dica deixa pra lá. Os passarinhos ainda estão pequeninos e é só o começo né? Acho que o segredo deve ser a paciência.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu vou dar um pitaco, mas totalmente pitaco e jogue fora assim que vc quiser... tente com o que se sente pronto primeiro, pq, apesar de serem gêmeos, eles não são um só (e vc sabe disso melhor do que eu, claro), então, se um está pronto e o outro não, tudo bem. Faça com o que está. Beleza. De repente é até mais fácil para vc.

    Agora, não necessariamente pq eles completaram 2 anos e estão incomodados com a fralda, estão prontos para o desfralde. Eu esperei muito com a Laura e agora, com 2 anos e 4 meses, tentei novamente (já tinha tentado qdo ela tinha 2 anos e 1 mês, mas não rolou) e estamos beeeem melhor do que antes.

    Boa sorte, conte-nos do que houve por aí.

    Não se preocupe, pq ter medo é normal. As mães sofrem mais do que os filhos, sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.