sexta-feira, 26 de abril de 2013

a Arte e os Passarinhos: conhecendo os Galos Cósmicos

Para falar bem a verdade, desde ontem minha vida anda novamente uma bagunça só, o motivo? Benjamin começou com febre de 38.9, que em menos de 1 hora chegou em 40.1, que fomos ao PA e eis que temos infecção no ouvido e na garganta para cuidar, ok, e mais alguns dias de choro, antibiótico, noites mal dormidas e filho dói... Amor e cuidados para estes dias que se seguem...

Mas também que este post já estava a escrito e decidi aproveitar e publicar, espero que curtam =D

Vocês ficam aqui na leitura e eu cuido do meu passarinho dodói.

************************


Já tem alguns dias que venho, posto, digo e não mostro, kkkkk, digo sempre que os passarinhos estão em uma fase de curtir tudo o que tem relação com FAZENDA e de fato, eles gostam dos animais, gostam de montar fazenda, gostam de livros com o tema, enfim, GOSTAM MESMO, e nessa que temos feito algumas brincadeiras, momentos sensoriais, descobertas e até visitamos uma fazenda, com tudo o que tem direito.

Alguns momentos os passarinhos curtiram mais, algumas atividades eles aproveitaram muito e outras nem tanto, hoje quero mostrar um momento de arte envolvendo um animal da fazenda que fizemos por aqui.

ELES AMARAM!

A proposta partiu de obras de um artista regional, aqui de Santa Catarina, que é o estado que moramos, ele se chama Meyer Filho, o artista nasceu em Itajaí, cidade em que moramos e passou boa parte de sua vida em Florianópolis, capital do nosso estado, aonde faleceu em 1991.

Seu trabalho é bastante conhecido aqui na nossa região e ele tem como tema GALOS, chamados de Galos Cósmicos, pois o artista sempre teve como inspiração MARTE, pois tem em suas pinturas temas fantásticos e com cores fortes e marcantes.

Para apresentar aos passarinhos o artista utilizei as obras, fiz impressão e conversamos sobre o trabalho, contei uma história que mostra o trabalho do artista, livro escrito pela minha irmã Carla juntamente com suas alunas do Curso de Artes Visuais. Utilizei também uma foto do artista, que está no livro, para que eles compreendessem que estávamos falando de uma pessoa real.

Algumas imagens que utilizamos, para que também conheçam o trabalho do artista:



Como os passarinhos adoram as tintas foi exatamente com elas que pintamos os nossos galos, organizei o espaço de pintura com uma caixa de madeira de verduras, que serviu como mesa e que serve sempre como nossa mesa de pintura, dois suportes para as tintas, que utilizamos pintura a dedo nas cores azul, vermelho, verde e amarelo, pincéis e... TELAS!

Os dois curtiram MUITO a tela, antes de iniciar pintar pegaram nas mãos, olharam, descobriram, deixei que eles explorassem livres, quando percebi que era hora propus que eles começassem a pintar e assim que começaram não param mais.


Claro que pintar a tela é bom, pintar a caixa é bom, mas pintar as mãos e a barriga é PERFEITO, preciso dizer que e a tela foi o início da obra e que o restante foi por todo o corpo?


Eles nunca haviam tentado comer a tinta, fiquei na dúvida se poderia deixar, das outras vezes em que eles pensaram nisso logo mudei o foco, desta vez li antes na caixa para saber como proceder e na realidade a pintura a dedo não é tóxica, claro que não é exatamente para ser ingerida mas também não acarreta danos para a criança. Deixei que eles provassem e foi engraçado a reação de desapontamento, naturalmente que eles devem ter imaginado que como é coloridom deveria ser bom, mas não é, começaram e logo pararam. Tenho certeza de que não mais tentarão provar o gosto, kkkk


Eles exploraram todos os elementos por 30 ou 40 minutos, ficaram concentrados e interessados. O que me impressionou foi a observação constante do Bernardo aos Galos Cósmicos que estavam junto de nós, obras do Meyer Filho, tenho realmente a certeza de que ele estava a todo tempo querendo me mostrar que ele compreendeu o que estávamos fazendo, assim como estava me mostrando que ele também produziu um galo cósmico.

Achei surpreendente perceber que mesmo aos 2 anos eles já conseguem perceber que estão a reproduzir, mesmo que ainda não me digam em palavras, me dizem pelos movimentos e pelo interesse que demonstraram nas obras que estavam ali.

E o resultado, ai está, dois Galos Cósmicos de dois passarinhos pintores:


Não que o resultado seja exatamente o foco, afinal me interessa muito mais o processo, a descoberta, a percepção deles em relação ao pintar, a tela e ao contexto.

Fiquei surpresa com muito do que vi e certa de que deveria fazer pelo menos uma brincadeira com tintas por semana, mas que o inverno vem chegando e penso que deveria me adaptar ao frio, já estou começando a pensar sobre isso.

Definitivamente há muitos motivos para pintarmos com nossos filhos e se mesmo depois deste relato acima ainda tiverem dúvidas, deixo abaixo uma listinha de 5 excelentes motivos para usarmos mais tintas e pincéis:

  1. Exploração sensorial: textura, temperatura...
  2. Desenvolvimento motor: quando a criança pinta ela não utiliza somente as mãos ela utiliza o corpo, os movimentos...
  3. Habilidade motora fina: pinçar, movimentar as mãos, os pulsos...
  4. Desenvolvimento da linguagem: utilização de palavras referentes ao universo de pintar, como pincel, tinta, molhar, limpar, cores...
  5. Relacionamento: quando pintamos nos relacionamos com o que somos, com o que pretendemos expressar e com aqueles que estão a nossa volta, compreendendo melhos nosso papel na nossa comunidade e dentro de nossa casa.
Penso que depois desta listinha teremos BONS motivos para pintar mais e sempre.

Estas duas lindas obras já estão na parede e assim como nossos passarinhos encheram nossa vida de cores assim que nasceram, agora nossos passarinhos artistas estão dando mais cores as paredes da nossa casa.

Agora ao olhar para as telas na parede tenho uma sensação gostosa de ter criança em casa, e é isso que me dá a certeza de que ser mãe é a melhor parte da vida!

Um comentário:

  1. Aiiii que tudo! Preciso mudar minha casa já, e fazer um atelier. bjus seus lindos Saudadonas tbm, espero q estejam melhor! Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.