quarta-feira, 17 de abril de 2013

De ser mãe (ou não) denovo

A realidade é que quase sempre, pelo menos uma vez por semana, respondo a essa perguntinha básica: você quer ter mais filhos?

E sim, a pergunta sempre vem acompanhada de olhos esbugalhados, cara de susto e entonação de desespero.

Fico pensando, quem foi que um dia definiu que mãe de gêmeos não pode, não deve, ser mãe novamente. Porque não gestar novamente?

Sinceridade, eu sempre respondo que não. Não porque quero ver um sorriso feliz no rosto até então desesperado, nada disso, respondo de coração, porque simplesmente não pretendo mais gestar, porém, não existe esta regra de que mãe de gêmeos não deve mais gestar.

O que me entristece é a percepção de que tal pergunta é sim uma forma de preconceito, AHAM, preconceito, esse preconceito básico que costumamos dizer que não temos, esse preconceito básico que move pessoas a se unirem em busca de uma quebra de paradigmas. Porque preconceito não é uma questão somente racial, e nem somente uma questão sexual...

Para não ficarmos com dúvidas, o Michaelis nos diz o seguinte:


pre.con.cei.to 

sm (pre+conceito1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos.

Então que a partir disso confirmo que de fato, quando sou abordada desta forma sofro preconceito, claro que não pretendo e não vou processar ninguém por me olhar daquela forma e me fazer a pergunta que já me foi feita PELO MENOS umas 150 vezes.

Ser mãe de gêmeos é uma delícia, não é um desespero, não é um sofrimento, repito é uma DELÍCIA!

Gostaria de compreender porque ficou pré definido na consciência coletiva de que ter gêmeos é trabalhoso demais. ISSO NÃO EXISTE. Penso por mim, que nunca fui mãe, portanto descobri como é ser mãe assim, de dois, e se me perguntam, porque acreditem me perguntam, como é ser mãe de gêmeos, simplesmente não tenho como responder, porque a única forma de ser mãe que conheço é essa que vivo diariamente. Mãe de gêmeos e ponto!

Só para constar, tenho amigas e conhecidas que demonstram ter muito mais TRABALHO com um filho somente do que eu com os meus dois passarinhos. E quando me dizem, nosso você tem sorte eles são tão quietinhos, nem retruco, porque sei o que passamos, mas sei que o que passamos é igual para todos os pais que estão aqui nessa vida para educar, porque o fato não é se é um, dois, ou três, ou mais, o fato é que educar e criar é difícil, mas ao mesmo tempo é uma incrível forma de nos descobrirmos dotados de paciência e de um amor único que sequer sabíamos existir.

Nós aqui, eu e Papai Passarinho, decidimos fechar a fábrica porque nos sentimos confortáveis com os dois, nos vemos felizes e realizados, na medida do que queríamos como pais, porém, conheço outras famílias de gêmeos que pretendem sim ter mais filhos, e penso que sempre será uma nova história, um novo amor, uma nova delícia. Especialmente gestar novamente, porque estar grávida é muito prazeroso.

Claro que penso em todo o contexto, quem sabe se tivesse uma casa maior, mais tempo disponível, pensaria em ter mais, o que no meu caso é ter mais MESMO, segundo a contagem ovular que fizemos, produzo 5 óvulos a cada mês - o improvável no meu caso é engravidar de somente 1 bebê - palavras do ginecologista.

=O

Sim, também tive esta reação ao descobrir que sou meio humana/meio coelha.

=D

Já desejei muito ser um pouco mais grossa e responder: E DAÍ, se eu quiser ter mais, o problema é MEU, que compro fralda e leite, que cuido dos filhos, que trabalho e que sou feliz. Mas que minha MÃE, que teve as gêmeas e depois teve mais dois filhos de gestações únicas incluindo a bonita aqui, me deu educação e me ensinou a ignorar perguntas BEXTAX.

PRONTO FALEI!

Preciso dizer que hoje mesmo me fizeram esta pergunta?

Penso que não. Como estou com o pavio curto e como não fui grossa no momento devido, decidi extrapolar aqui minha indignação.

8 comentários:

  1. Super te entendo e, como você sabe, no meu caso a resposta é sim. E os olhos são sempre esbugalhados huahuahua Ontem mesmo uma mulher subiu com a gente no elevador e disse: "nossa, gêmeos, quando eu penso chega me dá um tontura de tanta trabalheira" eu e já sem paciência: "não, é fácil demais cuidar das duas, muito fácil mesmo". E a mulher ficou me olhando com uma cara!

    Acho péssimo também quando dizem que o tem "uns que vale por dois". Acho que é isso mesmo que você disse, não importa quantos, mas o ato de educar e amar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as pessoas deveriam se mancar e parar de dar opinião desnecessária nesse tipo de assunto, tão pessoal.
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Carolina,

    Queria primeiro agradecer pelo comentário lá no meu blog, me tranqüilizou bastante :).
    Falando do preconceito escuto essa pergunta quase todo dia rsrs, e sempre respondo estou bem satisfeita com a quantidade que Deus me deu, mas o preconceito que vivemos lá em casa, é justamente por nós termos uma criança loira e branca e as outras serem morenas de cabelos castanhos. Toda vez, que saiu como minhas filhas tenho que ouvir, mas a loirinha também é sua filha?, nossa me dá ódio, claro que como vc respondo educadatamente sim ela também já que são trigêmeas.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    No Brasil sempre me perguntam também (e eu tenho só um) e também reprovam quando digo que sim. Acho que existe hoje um dia um preconceito com o segundo filho. No seu caso, que seria o terceiro imagino só a indignação do povo. Aqui é o contrário. Quando estava grávida comentei com meu então chefe que só teria um e ele ficou realmente perplexo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, é dureza! Tem gente que tem mania de achar que todo mundo é igual. Sabe aquele ditado "um é pouco, dois é bom, três é demais?" Não sei quem inventou isso, kkkkk, tem gente que leva isso a sério mesmo!

    Cada um sabe de si, o que é melhor, quantos filhos quer ter, mas tem pessoas que cuidam da nossa vida que é uma beleza.

    Beijo!

    E acredite, tem gente que me acha doida porque quero mais um. Posso?

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, vim retribuir a visita, sou a Regiane do grupo do face.
    Vou te visitar sempre.
    Estou seguindo.
    bjs

    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu passo isso quando digo que se a vida me deixar eu tenho três filhos!! Todo mundo me acha louca, fala que eu tenho que terminar faculdade, investir na minha carreira...tá, concordo, vou e quero terminar minha faculdade, sem pressão, mas sinceramente a minha vontade mesmo é ser mãe em tempo integral, antes eu era só trabalho e carreira, cansei sabe? Quero ter família, crianças correndo e brincando, me deixa parir em paz!! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Não deve ser fácil mesmo.... imagino que não seja (imagino, pq não tenho gêmeos) e eu acharia totalmente natural vc querer outro bebê - ou outros. Mas eu sou adepta da família grande e gostaria de ter 3 ou 4 filhos, então, né????

    Grande beijo e parabéns pelos pequenos, são lindos!

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.