quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Caixa Sensorial de Animais Selvagens


Este bem poderia se mais um post dos ATRASADOS, mas decidi que não, ele será o post que vai abrir essa coluna aqui no blog, MONTESSORI e os PASSARINHOS.

Já falei bastante sobre Montessori aqui no blog, sobre o espaço, sobre o método, pois a partir de agora vou mostrar o que temos montessoriado por aqui =D

Conforme falei AQUI, fomos ao Zoo, conhecemos diversos animais, então que depois de conhecer nada como relembrar tudo o que vimos em uma caixa sensorial.

Acredito que uma das mais práticas e prazerosas que fizemos por aqui. Estávamos na casa da Bobó Dite, pela manhã fomos até o final da rua, aonde tem uma área verde, preservada, linda e intacta, passamos recolhendo folhas secas e gravetos.

A Dinda Lu já havia dado aos passarinhos um kit de animais selvagens, SIM, como aqueles que vimos no ZOO, perfeito...

Juntando as folhas secas, os gravetos e um pequeno refratário com água montei a caixa, que ficou assim:


Quem estava com a gente neste dia era o primo Dante, que com seus 3 anos adorou MUITO a caixa, ops, o balde, improvisado, mas que rendeu muitos momentos de brincadeira e aprendizado.

Aliás, para todos nós:


Ressalto que sempre deixo-os livres para explorar os elementos, o único momento em que intervenho é no início quando estabelecemos como será a brincadeira e qual espaço utilizaremos para tal, e ao final quando proponho que eles me ajudem a organizar tudo.

Percebo mesmo que tem dado bastante resultado, eles percebem o espaço e o utilizam de forma correta, aproveitam os elementos que estão na caixa e em determinados momentos se reportam a mim para que eu observe o que descobriram.


É gratificando perceber que mesmo sem conduzir todo o momento posso participar mas esperar para ser solicitada, assim, desta forma percebo que eles compreendem que estão no comando, podem explorar, mas que se necessitarem de mim, estarei ali.

O mais interessante se deu na água, deixei pouca água somente um refratário e dentro dela um URSO, como o que vimos no Zoo, mas como o limite é brincar quando percebi quase todos os animais já haviam pelo menos dado uma passadinha pela piscina, kkkk


Neste dia percebi que de fato conforme crescemos amadurecemos e novos momentos em nossa vida vão aflorando, Dante com 3 anos se relacionou conversando e me explicando tudo o que fazia, não pedia minha aprovação, simplesmente conversava, indagava e me ensinava.

Já Bernardo e Benjamin com 1 ano e 9 meses mostravam querer de fato conhecer os elementos, as folhas, os sons das folhas secas, a água e mesmo o som dos animais quando jogados na água.

Ou seja, aprendizado e percepção, momentos diferentes, respostas diferentes para um mesmo estímulo.

GOSTEI, e aprendi muito, de fato não somos somente nós que os ensinamos sobre a VIDA, eles muito nos ensinam sobre VIVER.

Para finalizar uma foto da nossa Dinda Lu, sempre com a gente, sempre comigo nas minhas aventuras de ser mãe, se existe alguém que me incentiva a querer ser a melhor mãe para os passarinhos, essa pessoa é a Lu. Parceira, amiga e comadre.


UOU, assim começamos esse novo momento no blog, espero que tenham gostado de ler e ver, assim como gostamos de brincar e explorar =D

9 comentários:

  1. Adorei!!! Super coluna no Blog, eu adoro o Montessori, preciso começar a acrescentar na vida do Isaac, com certeza ele vai amar igual aos Passarinhos... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa nova coluna queirda! Eu preciso fazer "essas coisas" com o Pititico já!

    A dinda Lu parece mesmo demais!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia!! Vou fazer com o meu pequeno,
    espero que ele não coma as folhas Hihihi...
    beijinhOos ♥

    http://www.anjodmv.com/

    ResponderExcluir
  4. Apaixonante pra eles e para nós, né? Adorei sua nova coluna, vamos bater cartão! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Olha te respondendo, coloquei o Bruno na escola aos 3 anos e ele chorou um mês. Ele começou a fingir estar dormindo e eu o levava pra sala nos braços. A tia o pegava e começou a brincar que iria cortar seus cachinhos, fazendo grande festa. Pronto daí pra frente foi amor total e parou a confusão.
    No ano seguinte as tias mudaram de emprego, ele logo gostou da nova tia, mas deu um pouco de trabalho no sentido de disciplina. Mas logo, tudo mudou e estamos bem adaptados até hoje. Que tipo de problema tem tido?? Mas os seus ainda são novinhos não é?? Cris

    ResponderExcluir
  6. Li o post da adaptação. O Bruno também chorava muito amiga mas temos que ir sem olhar pra trás. Com o coração rasgado... Meu mês custou passar, mas vai dar certo viu!!!! Cris

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Passando aqui pra minha visitinha semanal, pra ler as novidades e matar saudades do teu blog!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  8. Muito rico! Momento de muito aprendizado e diversão!
    Amo estar com vocês! Para sempre!
    :*

    ResponderExcluir
  9. Muito rico! Momento de muito aprendizado e diversão!
    Amo estar com vocês! Para sempre!
    :* saudades
    p.s. quero ver fotos deles na escola..dos espaços..rsrsrs :P

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.