sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Brincar de: POESIA!

A algum tempo atrás comentei em um post sobre literatura que aqui em casa lugar de poesia é em todos os lugares, principalmente na parede.

E é sobre isso que quero falar e mostrar hoje.

Assim como gosto, MUITO, de livros, gosto, MUITO, de poesia também. 

Sempre li livros de poesia, também de poesias infantis, mas claro que depois de os passarinhos nascerem passei a ficar mais atenta e interessada em livros de poesias infantis.

Nos cursos que dou sobre literatura infantil sempre ressalto a importância de disponibilizar aos bebês a poesia, por ser uma leitura rápida e prazerosa. Sempre indico de utilizarem as paredes e inclusive a parede do trocador, assim, quando for fazer a troca do bebê é possível fazer a leitura de uma poesia para que o bebê aproveite este momento, não só como um momento de troca mas como um momento de intimidade e carinho.

Logo que os trouxe para casa começamos a colocar poesias nas paredes, primeiro no trocador e agora pelo quarto, conforme o dia e o nosso desejo.

É claro que agora este momento tem sido ainda mais prazeroso, afinal eles participam, decoram, pintam e depois me ajudam a colocar na parede.

Gosto sempre de selecionar poesias que tenho aqui em casa, nos livros, para que possa mostrar a eles de que aquela poesia saiu de um livro, claro que nada impede de jogar no Deus Google e selecionar a poesia que mais lhe interessar.

Escrevo as poesias no papel, de punho mesmo, em seguida lemos juntos e logo depois eles podem decorar, utilizo sempre giz de cera, pois eles gostam e conseguem ter maior domínio sobre o material.


Antes mesmo de pintarem eles olham, falam, como se imitassem o que faço, como se eles mesmos tivessem procedendo a leitura, deles, da poesia.


E eles pintam, riscam, rabiscam...


E finalizamos decorando o quarto, de poesias, e claro, decorando nossos corações, pois já escreveu um dia Mário Quintana:

Um bom poema

Um bom poema é aquele que nos dá a impressão 
de que está lendo a gente... e não a gente a ele!

Quem desejar procurar livros de poesia ou mesmo na internet, indico alguns poetas que tem a delicadeza e a criatividade de escrever poesias para crianças: Mário Quintana, Cecília Meirelles, Sidónio Muralha, Sérgio Caparelli, Elias José, Roseana Murray e José Paulo Paes.

Espero que tenham gostado, porque nós aqui gostamos, MUITO, de poesia...

Fica a dica!

***

Esta postagem está fazendo parte da hora semanal Co-op, por isso se você tem uma idéia e quer compartilhar, clique no link abaixo para adicionar o seu post para a crescente lista de fabulosas idéias para crianças felizes. Se você não é blogueiro, você ainda pode participar do Co-op no Facebook, clicando no link abaixo. Divirta-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.