sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Brincar de: caixa sensorial + gelatina

Semana passada tivemos dias quentes por aqui, logo, nada como uma caixa sensorial refrescante para brincarmos e nos sujarmos um pouquinho, porque sujar faz bem =D

A caixa continha:
Gelatina, vermelha sabor morango, dois pacotinhos, fiz um dia antes para que ficassem bem geladinhas.
Aranhas, restinho do dia das bruxas.

Segredinho, pretendia fazer esta caixa na semana do Halloween, mas como não consegui ordenar tudo o que queria fazer em uma semana só ficou para agora.

Mas ok, está valendo porque eles adoram aranhas, kkkkk

A caixa ficou assim:


Como propõe Montessori, sempre deixo eles livres para tocarem, mexerem, sem minhas interferências, antes de iniciarmos explico a eles quais os limites que teremos, sobre o espaço que poderemos utilizar, e depois da conversa deixo livre, sem muito falar, observo e deixo que eles interajam com a caixa.

Utilizo uma toalha por baixo da caixa e deixo sempre BEM claro que não podem sair lambuzando a casa, que há um espaço para brincarmos e que assim que terminarmos faremos outras brincadeiras. Sou sincera em dizer que os 2 ainda tem um pouco de dificuldade em compreender esta delimitação espacial, mas percebo também que tivemos muitos progressos, dado o fato de que desta vez eles ficaram muito mais tempo sobre a toalha do que das outras vezes, ou seja, UM PASSO DE CADA VEZ!


Primeiro eles mexeram, mexeram, tiraram e colocaram as aranhas, depois perceberam que se tratava de gelatina, ops... GOSTOSO!

Dá para perceber que eles gostaram da ideia de provar a gelatina????


Por fim, eles perceberam que se batessem as mãos com força, na caixa, a gelatina voava para todos os lados, e ai foi a hora em que percebi que a brincadeira poderia acabar, pelo menos aqui, afinal moramos em AP, e se eu os deixasse seguir com certeza terminaria com gelatina até no teto.

Acredito que a mesma caixa proposta em um espaço aberto com certeza despertará no bebê este desejo de testar até aonde vai, pena que moramos em AP e precisei parar com a baguncinha =(

Mas que foi uma delícia, isso foi... 

Fica a dica!

Esta postagem está fazendo parte da hora semanal Co-op, por isso se você tem uma idéia para compartilhar, clique no link abaixo para adicionar o seu post para a crescente lista de fabulosas idéias para crianças felizes. Se você não é blogueiro, você ainda pode participar do Co-op no Facebook, clicando no link abaixo. Divirta-se!




4 comentários:

  1. Que legal, vou participar também! E adorei sua caixa, vou esperar o Luiz felipe crescer mais um pouquinho e vou fazer. Amei, beijos e logo respondo seu email com calma. beijo

    ResponderExcluir
  2. OI Caroline, eu achei brilhante essa ideia. Muito legal mesmo! Parabéns!

    Na segunda-feira vai ter a segunda edição dos "Nossos Momentos". Hoje a sua primeira participação foi divulgada novamente no FB do Recanto. Foi bom rever o seu piquenique.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que gostoso Carol! Demais! Tem que deixar sujar né? Tô precisando fazer umas coisas assim com o Pititico.

    Passarinhos lindos!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol! Adorei o seu blog e todas as dicas. Também estou tentando fazer atividades diferentes e aplicando o Montessori com as meninas. Muito bom ler seus posts e ver que dá certo!

    Beijos

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.