domingo, 21 de outubro de 2012

Descobrindo Montessori no nosso Ninho

Sou uma pessoa curiosa, em diversos aspectos, no que diz respeito a minha profissão, no que diz respeito ao que aprecio e agora sou uma Mamãe Passarinha curiosa.

E nesta minha curiosidade cheguei a um Grupo no Facebook, chamado Montessori para Mamães. Explico: já sabia de antemão do que se tratava o assunto, afinal sou Bacharel e Licenciada em Artes Cênicas, portanto estudei um pouco a história da Educação e suas diversas abordagens. Foi assim, na faculdade que tive contato a primeira vez sobre Montessori.

Mas o assunto ficou lá, guardado.

Os passarinhos nasceram e não fiz ligação com a possibilidade de aplicar a pedagogia Montessori no nosso ninho. Foi então que em um dia minha mãe, a Vovó Passarinha, comenta que me traria um livro para ler, que ela leu e utilizou quando pensou na nossa educação, eu e meus irmãos. Comecei a ler o livro e fiquei fascinada. Fui buscar mais aporte no Deus Google e cheguei ao blog da Nádia e consecutivamente ao grupo do face, que faço parte e busco participar ativamente.

Uma das discussões do grupo gira em torno do espaço da criança, já que para Maria Montessori, a precursora da abordagem que leva seu nome, defende a importância de que o espaço da casa deve ser democrática e não para o adulto, que a criança tem o DIREITO a circular e usufruir livremente deste espaço, afinal é seu lar, seu lugar de aprendizado e descobertas sobre o mundo.

Portanto Montessori defende que o espaço, antes somente de adultos, deve ser adaptado e pensado na criança, portanto estantes, armários, cama, tudo deve estar ao alcance da criança, ou com bancos para que a criança possa participar da vida da família, sem ser privada de descobrir a sua própria casa.

O que eu, particularmente, fico fascinada na proposta de Montessori é o que diz respeito a autonomia da criança. Porque para Montessori o espaço adaptado para a criança não é somente pela locomoção e interação dela com sua casa mas principalmente porque a partir do momento em que a criança pode usufruir deste espaço ela aprende seus limites e a possibilidade de ter autonomia sobre suas ações.

Foi pensando nisso tudo e depois de muito conversar com o Papai Passarinho que decidimos por bem retirar os berços e colocar o espaço dos nossos passarinhos para que eles possam usufruir e interagir de forma autônoma no quarto preparado para eles.

Inicialmente fiquei tímida sobre o assunto, tudo o que leio e descubro divido sempre com o Papai Passarinho, ora temos opiniões opostas, ora concordamos, no assunto Montessori por unanimidade pensamos que queremos e esperamos criar filhos que tenham autonomia sobre seus atos e sobre suas vidas.

Fiquei um pouco receosa e por isso fiquei me enrolando para fazer a mudança, já Papai Passarinho que é mais ligeiro que a Mamãe aqui foi colocando a mão na massa e teve um dia, em que trabalhei o dia todo e eles ficaram com o Papai, que retornei para casa e para minha surpresa os 3 estavam super envolvidos nessa mudança, que foi portanto feita a 6 mãos, duas grandonas e 4 pequeninas faceiras e curiosas.

Vejam como está ficando:


E aqui os passarinhos com a mão na massa ou poderia dizer com a mão na bagunça...


Ainda faltam algumas muitas modificações, um espaço da leitura (será...) e uma mesa com cadeiras, que ainda não foi colocada por falta de espaço, pois aonde ela ficará atualmente fica a casinha que fizemos de caixa de papelão, conforme podem ver aqui.

Outro aspecto que gosto muito em Montessori é o que se relaciona com a sensorialidade, que já praticamos aqui com certa frequência. Mas bem, isso é assunto para outro post... 

Por agora seguimos curtindo as novidades do novo ninho.

E ai, curtiram?

7 comentários:

  1. Oi querida faço parte da *união das blogueiras* Estou passando p conhecer seu cantinho, amei tudo por aki, parabéns!!!! Já estou te seguindo, dá uma passadinha no meu, vai ser um prazer,amei suas dicas, bjus
    http://www.blogdapreta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que papai Passarinho nota 10! Legal demais Carol. Preciso ler mais sobre o assunto porque eu acho muito bacana essa história de Montessori, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oieee... Vc foi tagueada la no blog, corre la pra conferir e responder!!! Beijos

    http://belezasemcrise.blogspot.com.br/2012/10/tag-11-coisas-sobre-mim.html

    ResponderExcluir
  4. Olá,fazendo visitinha,deixando meu carinho.Sou sua seguidora e aguardo sua visitinha,bjinhos carinhosos. Tania Mara
    www.fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não só curti como amei. Aqui também tiramos o berço, que virou uma cama e que acho tudo de bom e que o Luiz Felipe também adora. Achei sua explicação sobre o método muito boa e fácil de entender, porque não é só mostrar, acho que sempre é bom explicar um pouco também. Os meninos devem ter amado! E que bom ter um papai que participa. Aqui em casa é igual. Beijos, tati http://amigosdefraldas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oieee.... Olha que legal, assim como eu você também recebeu selinho, corre la no blog e confira!!! Beijossss...

    http://belezasemcrise.blogspot.com.br/2012/10/eba-recebi-selinho.html

    ResponderExcluir
  7. Oieee.... Olha que legal, assim como eu você também recebeu selinho, corre la no blog e confira!!! Beijossss...

    http://belezasemcrise.blogspot.com.br/2012/10/eba-recebi-selinho.html

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.