segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Passarinho também lê: 100 livros imperdíveis

Sim, estou falando de literatura infantil, apaixonada que sou por livros e em especial por literatura infantil não poderia deixar de abrir este blog falando de livros.

Neste mês a Revista Nova Escola que é uma publicação da Editora Abril lançou uma Edição Especial dedicada a literatura infantil, a edição tem como título: 100 indicações de livros.


Além de o preço ser acessível, somente R$6,99, a revista traz um conteúdo muito bem selecionado, desde um infográfico explicando como se dá a produção de um livro, desde a idéia do autor até chegar nas mãos do leitor, até um artigo muito bem escrito pela Márcia Leite falando sobre selecionar livros infantis de qualidade.

A revista foi editada pela Jornalista e Mestre em Comunicação Social, Januária Cristina Alves, que junto de um time de selecionadores estudou e organizou em categorias os livros por idade. Os livros foram organizados desta forma: até 3 anos, de 4 a 5 anos, de 6 a 10 anos, de 11 a 14 anos. 

Fiquei muito feliz quando li na introdução a explicação para esta categorização e principalmente fiquei feliz ao ler que esta categoria não deve ser entendida como fixa, uma vez que a criança, independente da idade, deve ter acesso aos livros que deseja ler, assim sendo esta categorização deve ser entendida como uma referência e não uma definição.

Novamente fiquei feliz ao ler em diversos momentos a palavra fruir, quando a edição trata da relação de proximidade da criança com o livro, sim o livro entendido como objeto artístico, como aquele que desperta, inquieta, diverte e faz pensar.

Um livro deve ser um convite para novos lugares, para novas possibilidades, para novas descobertas, um convite ao sensível. E esta edição trata destes aspectos.

Esta é uma revista que deve ser lida por educadores mas também deve ser lida por pais, preocupados com o desenvolvimento de seus filhos. Pois um livro é aquele que alarga horizontes e cabe a nós pais incentivarmos o hábito e o desejo de leitura em nossos filhos.

Quero fechar este post fazendo uma indicação, uma vez que a revista fez esta indicação muito bem feita, tenho esta obra, comprei assim que a li, para que meus passarinhos pudessem se divertir da mesma forma que eu, a obra chama-se Telefone Sem Fio, escrita pelo Ilan Brenman e pelo Renato Moriconi e editado pela Companhia das Letrinhas. 



Como não poderia deixar de ser um livro do Ilan Brenman sendo indicado como livro de qualidade, este grande autor tem a capacidade de perceber a criança e ele nos mostra isso em todas as suas obras. Poderia ficar falando de cada um dos livros dele, pois me apaixonei por todos, mas este em especial me tomou de surpresa, pela sensibilidade e pelo inusitado.

Trata-se de um livro de imagens, que faz em todas as páginas a brincadeira do telefone sem fio, muito conhecida por todos nós, as imagens são incríveis e a brincadeira é maravilhosa. Esse sim é um livro que não precisa de descrição para que possamos compreender tudo o que está sendo passado, de ouvido para ouvido, num jogo delicioso.

Fica a dica, corre pras bancas e compre seu exemplar deste especial, vamos dar aos nossos pequenos um universo mágico de bons livros e de excelentes histórias.

Porque quem lê é mais feliz.

2 comentários:

  1. Adorei a dica. Vou correr pra banca! :)
    Eu tb sou contadora de histórias, apesar de estar afastada da atividade, continuo amando literatura infantil!
    Adorei o seu blog. Apesar de não ser mãe ainda, já tenho uma pasta no micro com fotos de coisas e atividades que poderei fazer com os pirralhos (daí o nome do meu blog, eu sou a louca do bebê. Kkk)
    Estarei sempre aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog e a dica da revista!
    voltarei sempre :)

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.