segunda-feira, 8 de abril de 2013

BC: Mamãe tá de olho - Consumismo

A querida Nádia do blog Mamãe Nádia a Sós, veio pela segunda vez me convidar para participar desta BC chamada Mamãe tá de olho, esta BC tem a proposta de nos fazer pensar sobre assuntos importantes a serem discutidos no universo materno, na primeira edição o tema foi Alimentação e desta vez falaremos sobre o Consumismo.

Para compreender um pouco mais sobre a proposta acessem AQUI.



Primeiramente demorei a escrever pois passamos o final de semana na casa da Vovó Dite, que não é na mesma cidade em que moro, ou seja, malas, organização, levar, adaptar e tudo o mais, dias corridos e a impossibilidade de me ater ao PC.

Mas hoje estou aqui.

Fiquei pensando bastante sobre o que exporia nesta BC e me veio a mente uma mudança drástica que ocorreu na minha vida desde que descobri a gravidez dos passarinhos. Essa mudança tem relação com o fato de que com a vinda dos passarinhos não me sobra mais a possibilidade de gastar em excesso. Passamos a cuidar muito mais do nosso dinheiro, a nos organizar melhor e aprendemos inclusive a poupar, aham... =O

Sou sincera em dizer que antes da vinda dos passarinhos minha carteira era um poço sem fim, porém, a muito tempo já não utilizo cartão, justo porque NÃO SEI me conter, cartão na minha mão serve como cano de escape e tudo cai ali e no final o prejuízo vinha muito maior do que o saldo para poder pagar o valor, afe, me perdia feio.

Acredito de fato que a maternidade de alguma forma nos mostra a vida por outros olhos, e hoje já não vejo mais motivos para comprar mais um uma bolsa ou para comprar sapatos que nem utilizarei, hoje compro o necessário e está de bom tamanho.

Passei também a observar melhor no que invisto meu dinheiro, hoje no caso tenho como foco a compra de uma casa, logo me dou por satisfeita economizar para este fim específico. O que decorre disso é que a muito tempo não compro roupas, nem sapatos para mim, SIM, muito tempo mesmo. Mas não quer dizer com isso que estou fora de moda, kkkkk, GANHO muitas roupas, das minhas irmãs, de uma vizinha a Lu e da minha comadre Fernanda, e está ótimo, ganho roupas incríveis e as utilizo com muito carinho.

O mesmo ocorre com as roupas dos passarinhos, são muito poucas as peças que já comprei para eles, vejam bem, ganhamos tantas roupas para eles que não coube no armário, e em todas as datas isso se repete, roupas e roupas e roupas, PERFEITO, assim não preciso sair comprando roupas todos os meses. Além das roupas que eles ganham, novinhas e lindas, eles ganham roupas usadas e lindas, vindas do Dante, meu sobrinho, vindas do Otto, filhote da Biba uma amiga querida, vindas do Roger filhote da Ligia também uma amiga querida. Eles ganham tantas, tantas roupas que seleciono e deixo em uso as que cabem e guardo em uma enorme mala as que ainda caberão.

Ou seja, não posso reclamar, e isso me deixa feliz. Não vou negar que quando estava grávida fazia mil planos do que eles vestiriam de tudo o que eu iria comprar, mas com a vinda deles dois outras necessidades passaram a fazer parte da minha cabeça e hoje, ganhar me deixa feliz pois me abre a possibilidade de investir em outras coisas que acredito que são mais importantes.

Hoje posso dizer com certeza que não me sinto vazia por não comprar e nem tenho um desejo louco de comprar tudo o que vejo e entra na moda, hoje sou consciente de que tenho objetivos e neles quero focar.

Parece fácil certo? Só que não....

E não mesmo, se disser que tudo isso se deu assim de forma simples e fácil vou estar mentindo, a realidade é que os nossos gastos aumentaram de tal forma que não tive outra escapatória a não ser focar no que é realmente importante, como moradia, comida, saúde, educação...

Chorei um pouco, mas depois passou e aprendi com o sofrimento, porque o sofrimento nos faz crescer, eu acho, ou não, não sei também....

Estava lendo sobre o assunto antes de escrever o post e li algo que me deixou impressionada, na página Economia do site da UOL, em entrevista o economista Reginaldo Gonçalves a redução de juros no Brasil tem ocasionado um aumento substancial de compras a prazo por parte dos brasileiros, portanto segundo ele agora a população brasileira não tem mais recursos para arcar com gastos básicos e essenciais como saúde, alimentação e educação. 

OPA, lendo isso percebemos que algo que errado neste nosso reino de consumistas, SIM, o mundo tem se tornado cada vez mais consumista e o resultado disso é a falta de estrutura que encontramos hoje na nossa sociedade.

Mas vamos lá que isso seria assunto para mais um post =D

Finalizo este post me observando, que é o que posso fazer aqui dentro deste MEU MUNDO PARTICULAR e fiquei feliz ao perceber que hoje me encontro mais focada e organizada, espero que isso se reflita nos passarinhos num futuro próximo.

Afinal, educação vem de casa!

2 comentários:

  1. Nossa quanto tempo não passo por aqui...

    Ah querida Caroline vamos dar as mãos minha situação é parecida com a sua. Adoro gastar, mas no momento a pouco a gastar ou melhor nenhum pouco... fico imaginando vc com os dois passarinhos eita!
    Por aqui já temos a habitação paga em leves prestações... por 30 anos. Nossa intenção era adiantar, mas são tantos gastos extras que fica difícil garantir a do mês como pode, né?
    Essa estatística q mencionou é realmente o mal de todos os brasileiros, vamos parcelando e parcelando até q não sobra para os gastos fixos.
    Meu filhote tb ganha muitasss coisas, não posso reclamar tenho q agradecer pq Deus é fiel!

    Hj estamos com um BC no blog, participe! bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. dessa vez não consegui participar =/

    Eu adorei seu texto, exatamente educação vem de casa e nada como dar bons exemplos desde pequeno, ensinar a polpar eé o melhor caminho.

    Por aqui tbm queremos muito comprar uma casa, confesso que não é facil pra gente guardar dinheiro, mais aos poucos estamos aprendendo.

    Com relação a Lavinia tbm tivemos sorte e ainda tenho, ganhamos muita coisa de terceiros, e participo tbm de várias trocas maternas e realazimos muitos bazares uma forma de reaproveitar =)

    beijos em vcs...

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.