sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mamãe tá de olho- alimentação infantil


Não poderia ficar de fora desta BC, especialmente poque fui convidada pela querida Nádia, que admiro, leio e indico. Essa blogagem foi criada pelos blogs Mamãe Nádia a Sós e Para Beatriz.

Para mim falar de hábitos alimentares tem relação com falar sobre mudança, fui uma criança gorda e uma adolescente obesa. Sim, de verdade, precisei reduzir o estômago, precisei mudar meus hábitos e especialmente precisei aprender a me relacionar com a comida de forma menos doentia.

Claro que quando bebê certamente em diversos momentos as pessoas me olhavam e deviam me achar linda, roliça, cheinha e fofinha, uma graça de bebê. Ao contrário disso, na infância passei a sofrer com apelidos e descriminação  crianças são sinceras demais. Na adolescência sempre fui motivo de sorrisos e fiquei claro tachada como a simpática, como aquela que tem o rosto bonito.

Se eu disser que lidar com tudo isso foi fácil obviamente que estarei mentindo, por outro lado aprendi a lidar com o que eu tinha em mãos e busquei uma mudança, que veio com a redução de estômago. Quem quiser saber mais sobre o assunto, escrevi um blog durante o processo de aceitar, definir, realizar e conviver com a redução, o blog é o Algo de Novo no Mundo da Carol.

O fato é que partindo deste histórico sempre pretendi e pretendo não incutir aos passarinhos o mesmo hábito que tive quando criança. Mas confesso que existem momentos, MUITOS, em que eu desejaria que eles comessem mais, fossem gordinhos, SIM, tem momentos em que eu me pego pensando que bebê gordinho é sinal de saúde.

O fato (2) é que eles parecem ser diferentes do que fui, sim, eles não gostam de comer, Bernardo ainda é mais flexível, consigo fazer que ele coma umas 12 colheres de comida, já o Benjamin está SUPER satisfeito na segunda colherada. SIM, já fiz de quase tudo que puderem imaginar, já me desesperei, já chorei, já liguei em crise para a pediatra, já busquei ajuda de nutricionista, já li livro e já li na internet, já preparei pratos com e sem carinhas, já aderi ao bento, já conversei com quem parece entender e com quem nem parece nada (vai que ajuda né), e ai eu poderia ficar aqui listando e listando...

Agora depois DISSO TUDO decidi ouvir a pediatra que sempre me disse o mesmo desde o início: nem todas as crianças são comilonas, nem todas as crianças precisam comer e comer, mas o mais importante, ela me disse que se eu os forçar a comer mais do que precisam estarei ensinando a eles o hábito de comer em demasia e com certeza depois vou me arrepender do que eu mesma os ensinei.

OPA, PÁRA TUDO!

Volta lá no início, fui um bebê fofinho, uma criança gordinha e uma adolescente obesa. Não, Não quero isso para os passarinhos.

Aprendi a respeitar (não completamente), porque tem dias que ainda me atordoa pensar que comeram quase nada (fazer o que, sou mãe antes de tudo).

Percebo hoje que mesmo sem comer exageradamente eles comem comidas saudáveis, ou seja, comem pouco mas comem bem =D


Acredito que o saldo positivo que temos até hoje é mantê-los longe das "porcarias" - nome que damos aos salgadinhos, refrigerantes e afins - sempre que eles querem um pacote COLORIDO e CHAMATIVO de salgadinho logo digo, não, isso é porcaria, e assim vamos mantendo eles com as comidas saudáveis que fazemos em casa. OPS, adendo aqui, que o Papai Passarinho faz em casa, sinceridade, não gosto de cozinhar por isso procurei um marido que ADORA, e ainda cozinha bem, felicidade pouca é bobagem.

Além disso eles tomam MUITA água, um poço sem fundo, a todo momento eles estão com o copo tomando água, tanto é que tenho dificuldade em fazer com que tomem sucos ou água de côco. Mas, não consegui mantê-los longe do chocolate, tarefa muito difícil quando se tem um Papai Passarinho chocólatra em casa, tentei, tentei e um dia cheguei em casa e eles estavam felizes com a boca suja e com cara de realização, eis que naquele dia eles descobriram o CHOCOLATE. Não comem com frequência  pois proibi, mas de vez em quando, não tem como negar...

Por outro lado ainda precisamos fazer uma mudancinha por aqui, que foi uma conversa que tive no post anterior a este, aonde converso sobre o fato de que eles ainda não comem SOZINHOS, eu os alimento buscando desta forma que eles comam um pouquito a mais.

Bom, ai vamos voltar para a primeira conversa que tivemos sobre o fato de que eu quero que eles comam mais do que precisam, ou seja, uma bola de neve, que gira sempre em torno da minha insegurança com a alimentação dos passarinhos.

Essa BC me fez pensar bastante sobre o assunto, confesso que pensei inicialmente em falar sobre outro aspecto, como mostrar nosso cardápio diário, ou ressaltar o fato de que eles comem legumes e frutas, enfim, por fim decidi falar da realidade que mais me incomoda, a minha cabeça, a minha insegurança e a necessidade que tenho de aprender a respeitar a alimentação dos passarinhos, da forma deles.

Afinal, somos nós que ensinamos nossos filhos a comerem, portanto se os ensinamos que devem comer mais do que necessitam se tornarão crianças comilonas, por outro lado, se respeitarmos que eles comem a partir da fome que estão sentindo no momento, ai sim estaremos plantando hábitos saudáveis.

Ahhhh, claro, tudo isso misturado com brócolis, cenoura, abóbora, maçã, banana...

12 comentários:

  1. Olá Carol obrigada pelo comentário! Lavinia é mesmo uma espoletinha, cheia de caras e bocas uma fofura sem fim haha =)

    adorei conhcer vcs, seu blog, seus passarinhos lindos..vou adorar conhecer mais vcs.. depois volto com calma pra ler mais!

    esse BC ta demais né, muito bom seu texto, pra mim exemplo vem de casaa....

    beijão

    ResponderExcluir
  2. Carol, amei seu depoimento, como sempre. Eu também não forço nunca a comida e nem substituo por guloseimas. Respeito é muito legal, desde pequenininhos.
    Agora já o meu caso pessoal, você sabe, uma vergonha total. Prometo melhorar, com a sua ajuda que tem sido ótima.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito (como sempre) do teu post! Esse é um assunto que vira e mexe eu penso... como eu vou lidar com a comida do meu filho? Na real quando eles estão aqui dentro do forninho a gente pensa que vai ser de um jeito, e quando chega na hora do vamo-ver pronto! É tudo diferente!
    Sempre fui "magra de ruim", não era muito de comer, mesmo minha mãe forçando praticamente... dai casei e pronto! Fiquei " a doida das besteiras", pois só vivia de besteiras! E claro engordei horrores! Quando comecei a tentar engravidar é que comecei a me alimentar com saúde! E nem penso em deixar meus filhos comer besteira! Não aceito muito criança tomando refrigerante, comendo salgadinho... nem "miojo" eu curto muito não!

    Sei que a educação alimentar vem desde novinho,e eu espero de todo meu coração saber guiar ele nessa aventura. Quero que ele seja o mais saudável possível...mas sei que vou ficar meio assim se ele não comer muito! Vou ter que pensar como tu mesma disse... ele pode não comer muito, mas se o que come é saudável tá valendo!

    Beijos e beijos nos passarinhos lindos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Caroline, vc falou que foi gorda, para mim é mais difícil pois estou numa situação de estar gorda, então difícil mudar, mas estou tentando, para as meninas desde sempre tentei dar o melhor para elas, mas daqui a pouco vai chegar um dia que elas vão dizer mãe, porque a senhora não come o que faz para gente, e ai minha cara, como vai ficar, vergonha total.

    Também estou participando BC.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ô querida, muito obrigada pela sua participação e pelo carinho!
    Gostei de saber sua história e sua experiência de vida, obrigada por compartilhar com nós.
    Você está fazendo a coisa certa, ao propiciar essa alimentação saudável aos seus meninos, de maneira consciente. Continue nesse caminho, e sempre compartilhando com nós sua experiência!
    Obrigada por participar!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  6. Sábias palavras, Carol. Fazer certo nem sempre é fácil, mas cabe a nós fazer. Então, vamos acertar!!! Existe uma lei que acho uma das poucas que funcionam e que diz sobre o `abandono de incapaz` e, pecar na alimentação de uma criança é abandoná-la também.... Parabéns pelas dicas e que muitas mamães venham ler! Bjus Andrea e Lara http://coisas-da-lara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Caroline, vou ler depois seu post sobre sua cirurgia e todo processo, pois é né vc tem conhecimento de causa, é bem verdade todo mundo adora crianças cheinhas, gordas mesmo, a Julia ta neste patamar, todos querem morder suas bochechas suas pernocas, enfim é muito fofo, mas se deixarmos isso pode seu um problema no futuro! vejo que ela ja deu um enxugada, pois esta andando bastante agora, começou a andar com 1 ano e 2 meses agora ela tem 1 ano e 3 meses! mas ja emagreceu, ou pelo menos não engordou e cresceu o que da este efeito, seus filhos são fofos, não gordos mas tb não são magrelos, ao menos não parecem nas fotos, como a Julia se alimenta muito bem as vezes (muito raro) ela come so 3/ colherzinha de comida eu não insisto, deixo passar 1 hora e dou um suco ou uma fruta, pois sei que quando ela realmente estiver com fome, vai pedir comida!

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  8. Ingerir alimentação saudável em nossas crianças hj é meio complicado, precisa de muita coragem e determinação na hora de fazer.
    Parabéns pelo depoimento.
    Aguardo sua visita tb estou participando da BC.
    Bju

    ResponderExcluir
  9. Carol, eu te entendo. E sei do que você tá falando. Essa BC também me fez pensar!
    Hoje em dia é complicado mesmo fazermos eles terem uma alimentação saudável. Mas vamos conseguir

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  10. Oi querida!

    Eu já tinha lido no seu blog sobre a redução de estômago. Quando eu penso sobre "emagrecer" ou manter uma dieta saudável, eu não penso em estética sabe? Penso simplesmente na saúde. Eu falo isso com algumas pessoas próximas a mim. Nós pais precisamos mesmo cuidar para que os nossos filhos não sofram com problemas de saúde e nem com preconceitos.

    Temos que ensiná-los ainda pequenos.

    A pediatra dos passarinhos tá certíssima, cada criança come de um jeito, uns comem mais, outros menos. E nós temos que ir descobrindo o que eles gostam pra oferecer a eles.

    Esse negócio de que criança gordinha é que é bonito não nada a ver.

    Aqui pertinho de casa tem uma criança de cinco anos obesa. Como ela já sofre! Pra andar foi tão difícil!

    O marido não sabe fritar nem ovo, rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
    Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho- consumismo infantil". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
    Um beijo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta. Comer é bom demais, o difícil é fazer a seleção...

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.