sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Deixar crescer e um pouco sobre o carnaval

Há alguma coisa mudando aqui, dentro de mim, e a responsável por isso tudo é a Tati Sabadini, também blogueira e também mãe de gêmeas. Ela escreve o blog Manual da Família Moderna. Em seu último post, do dia 4 de fevereiro ela falou sobre independência e separação, foi então que algo me tocou e é sobre isso que quero falar hoje.

Dentre tudo o que a Tati escreveu ela disse a seguinte frase: "Eu também continuo acreditando que a mãe (sim, euzinha aqui e muitas de vocês aí) são as principais barreiras para que as coisas com os nossos filhos aconteçam e comecem a fluir."

Depois que li isso caiu uma ficha na mãe aqui, mas não qualquer ficha, mas uma ficha grande e carregada de muitos significados...

Sim, percebi que em alguns, muitos, momentos não deixo os passarinhos crescerem, voarem...

E quando digo isso me refiro a diversos momentos que como mãe percebo a complexidade de procurar deixar seus bebês crescidinhos ainda bebês ticos, mas o fato é que os passarinhos logo, no próximo mês completam 2 anos, UAU, crescidinhos, kkkkkk

A ficha caiu e com ela veio a percepção:

1) Continuo eu mesma alimentando eles, sim, eles deveriam já comer sozinhos e sim, eu darei agora uma boa desculpa para não deixar que eles comam sozinhos =P

O fato é que eles não são crianças que COMEM um monte e a contento da mamãe, eles comem pouco, se os deixo comer sozinhos então, ahhhhh, comem duas colheradas - meio boca meio bochecha - e não querem mais nada.

Agora, eu seu os alimento eles comem um pouquinho mais, coisa de 10 ou 12 colheres. Não se assustem, eles comem pouco MESMO!

Decidi, vou preparar o prato e deixar que cresçam, comam conforme a fome naquele momento, mas antes disso, para que aprendam a comer SOZINHOS.

2) Eles dormem no quarto deles, MENTIRA, quase sempre dormem na nossa cama, kkkkk

Sim, fato, modifiquei todo o quarto deles, MONTESSORI, para que gostassem do espaço, aproveitassem o espaço e dormissem neste espaço.

Sinceridade de mãe, eles gostam do espaço, mas ainda dormem com a gente, e não porque pedem, porque nós adoramos fazer cama compartilhada, AI FALEI!

O fato é que cresceram, bastante, estão grandes e precisam aproveitar o quarto deles, e nós como casal precisamos de nosso quarto de volta, sinto essa necessidade.

Difícil mesmo é o DESAPEGO. O cheiro deles é TUDO DE BOM, força que estou decidida, eles irão dormir no quarto deles =(

Momento de independência, no quarto, sozinhos, brincando, bagunçando, mas aproveitando!

3) Separação, acreditem, NUNCA sai somente com um deles, sempre fazemos tudo JUNTOS, e venho lendo bastante sobre isso, a importância de os filhos gêmeos terem um momento individual com os pais.

A Tati mesmo fala que ela sentiu um vazio, o mesmo sinto eu, vejam a loucura, quando um deles acorda e outro demora a acordar já sinto um vazio, parece que a bagunça não fica completa, será loucura de mãe de gêmeos?

Talvez... O que sei e percebo é que de fato há a necessidade de ter algum momento individual com cada um deles, assim conquistaremos mais um momento de intimidade. Mas vou dizer, de todas essa é com certeza a missão mais difícil, impossível sair com o Bernardo e ficar imaginando o que podem estar fazendo o Papai e o Benjamin, se estão bem, se comeu, se chorou...

Mas sei que não posso e não devo tratá-los para sempre como uma unidade, porque cada um deles é único e precisa ter sua individualidade.

Não vou dizer que é fácil tomar todas estas decisões, nem direi que teremos esta mudança de ontem para hoje, mas sinto que elas são necessárias. Alguns me dirão que estou exagerando, mas eu sei o que estou sentindo, uma sensação grande de que sou eu quem os mantenho assim, dependentes.

Quero mesmo que cresçam, saudáveis e felizes, mas quero que aprendam a viver, cresçam a partir do que são e nos mostrem quem são de verdade.

Tati, obrigada, pela luz que me ajudou a pensar isso tudo =D

*****************************************


Essa semana pensando sobre o carnaval decidi sugerir as mães aqui do prédio para fazermos uma CARNAFESTINHA pra galerinha, e estou super feliz, pois todas gostaram e a grande maioria se fará presente.

Será no dia 12, mas já estou ansiosa...

Claro que teremos fantasias e as fantasias dos passarinhos eu mesma estou improvisando aqui, serão 2 palhaços, acreditem ou não, não gastarei nadica de nada, vou fazer com o que tenho em casa, logo que ficar pronto faço um PAP para quem desejar aproveitar a ideia, fantasiar o filhote de palhaço e cair na folia.

Não sei vocês, mas já curtia o carnaval antes dos passarinhos porém agora tem um sabor especial, de filho brincando e pulando feliz da vida.

Por essas e outras que eu digo sempre, os filhos são a melhor parte da vida.

7 comentários:

  1. Sim, sim, sim.... deixar crescer. Eu acho que deixo, vendo os pontos que vc sitou, aqui está ok. Mas em outros não.... acho que mãe é assim msm... a minha ainda me chama de bebê dela!!!! Bom, quanto ao carnaval, vc falou tudo: hoje a gente curte ao vê-los curtir e,,,, é muito mais gostoso!!!! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mamãe passarinha... o que te falar... eu sinto que vou ser assim que nem você... hoje mesmo tava conversando com uma amiga... e acho que já comentei aqui... tenho medo de sufocar meu príncipe, de não dar espaço pra ele crescer! #prontofalei

    Mas é que a gente não quer que eles sofram né? Não é por maldade não, é só um cuidado, uma vontade de deixar embaixo da asa e proteger de tudo e todos!

    Quero acompanhar como vai ser teu progresso, vou torcer muito, sei que vai ser difícil no começo mas sei que tu vai tirar de letra. Vou me espelhar em ti flor!

    Bom final de semana, bom CARNAVAL! Já estou louca pra ver as fotos da festança!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Caroline, sei bem o que vc fala, mesmo tendo a filosofia que filho tem que ser criado pro mundo e que tem que ser os mais independentes de vez enquando me pego também não deixando as meninas crescerem.

    Bjs Desirée

    ResponderExcluir
  4. Carol... Nunca tinha pensado no item 3. Sair só com um deles... Nossa, isso deve ser bem complicado! Mas realmente, é importante! São duas pessoas diferentes, com necessidades diferentes... Acho certo você ter um momento especial com cada um deles. E enquanto você aproveita um o papai aproveita o outro, né?!

    ResponderExcluir
  5. A palavra separação é meio complicada, hehe. Mas acho que aqui o Pititico tá independente até demais, kkkk.
    Dorme no quarto dele desde sempre, já dormiu fora algumas vezes, e já quer um piniquinho, rs.

    Mas é dolorido, no entanto necessário. Acho que nós precisamos dar espaço para os nossos filhos sim.

    Aqui não curtimos o carnaval mas depois quero ver as fantasias dos passarinhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Andreia, também acho a palavra separação complicada, primeiro inclusive pensei em não utilizar esta palavra exatamente, por outro lado ela expressa o que de fato é, um momento de separação, tanto deles comigo quanto, e muito mais, deles dois. Afinal quase sempre tratamos eles como unidade.
    Isso de gêmeos não parece, mas tem algumas complicações, kkkkk
    IXI, já eu adoro o carnaval, sempre pulei desde pequena, agora vou pular ainda mais, e correr atrás deles, principalmente =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol! Que lindo post! Fiquei muito feliz de ter despertado "algo" em você. Acho que você como blogueira deve sentir isso também, às vezes eu sinto que a gente escreve, escreve, mas não tem ninguém do outro lado e tudo o que a gente quer é alguém pra compartilhar tudo.

    Vim aqui no seu blog ler este post e justamente procurar algo sobre a alimentação dos seus meninos. Aqui elas sempre comeram bem, mas agora estamos em transiçao. Sinto que elas querem comer com a mão, pegar o alimento, fazer bagunção e eu não consigo me libertar e deixar elas se jogarem. Eu sempre acho que assim elas não estão se alimentando direito, então insisto nas minhas colheradas. Estou ficando doida com isso, mas sei que elas comem bem, adoram frutas, enfim comem bem. Queria muito que elas começassem a comer sozinha e não sei como, então estou procurando coisas na internet como louca especialmente Montessori para saber o que eu faço. Queria me jogar na coisa de comer com a mãe, mas tem uma voz (a da minha mãe) na minha cabeça que diz: "que bagunça, como você vai fazer para alimentá-las fora de casa?" huahuahua Tá vendo como mãe é sempre culpada de tudo huahuahuahuahuahua

    Ah, vou pro Rio em abril, vamos marcar alguma coisa pra gente se conhecer e a criançada brincar? Beijos

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.