domingo, 13 de janeiro de 2013

Rotina sua linda, eu CONTINUO te amando!

Aqui vai mais uma ajudinha as minhas queridas amigas, mães de múltiplos, como eu...

A algumas semana atrás escrevi um post que está AQUI, falando sobre os motivos pelo qual acredito que a rotina seja importante para os bebês, de que forma ela me ajudou a acalmar os passarinhos e também qual foi o esquema que utilizamos.

Fico muito feliz em saber que escrevi e já recebi alguns comentários de que o post tem ajudado algumas mães de gêmeos que se viram perdidas com os filhotes antes de ter uma rotina estabelecida.

Então que agora rolou novamente um papo sobre o assunto no grupo do face e me pediram para falar sobre a rotina após o primeiro ano, e aqui vamos nós para a rotina que temos hoje. Esta vai para a Sibele Greco, sempre que precisar, estou aqui querida.

Primeiro quero dizer que sim, acredito que a rotina pode e deve ser mantida após o primeiro ano, lembrando que os bebês crescem e portanto nascem outras exigências e com isso a necessidade de adaptar a rotina ao novo comportamento dos bebês.

Nós aqui percebemos essa necessidade por volta de 1 ano e 1 mês, quando notávamos que dormir pela manhã já não era mais aceito por eles e porque eles começaram a ter uma nova rotina alimentar. Fui percebendo como eles se comportavam, para assim ter uma ideia de como organizar uma nova rotina, e eu digo ORGANIZAR mesmo, porque a princípio fica uma bagunça, aos poucos os bebês vão compreendendo o novo esquema e conforme passa uma semana em média já estão adaptados.

Claro que tem dias e semanas que fugimos e deixamos correr solto, sem muita rotina, mas percebemos que ficamos mais cansados e eles mais estressados, que foi o que aconteceu hoje. Eles tiveram uma virose de verão, que iniciou nesta quarta e ainda anda por aqui, o que acontece é que eles não querem comer, natural para quem está com vômito, mal estar e diarréia, mas com isso deixamos que eles ficassem mais a vontade, resultado, hoje pela tarde meu marido comentou: sinto falta da nossa rotina, dos horários, estou cansado e perdido.

Tudo isso porque como estamos fora da rotina, correndo solto, eles estão mais estressados pois não sabem o que esperar, como estão adaptados a rotina, ficar fora dela nos deixa cansados e eles irritados. Portanto, já estou decidida, amanhã com ou sem virose, voltamos a nossa rotina, que é a seguinte:

8:00 (em média) - Despertam e tomam leite.
9:00 - Saímos para passear de bicicleta ou caminhar com o carrinho.
10:30 - Retornamos e eles comem fruta.
11:30 - Almoço (sendo que alguns dias deixo-os comer sozinhos e nos dias em que não quero MUITA sujeira prefiro eu mesma alimentá-los)
BRINCAM...
12:45 - Banho e brincar na água.
13:10 - Secar, deitar, tomar leite e sonooooo
15:30 (em média) - Despertam e podem assistir meia hora de tv.
16:00 - Fazemos brincadeiras sensoriais, circuito ou jogos em casa.
16:30 - Comem fruta, iogurte, bolachas, lanche da tarde.
17:00 - Descemos para brincar no parque com outras crianças.
18:30 - Jantar.
19:30 - Saímos para passear de bicicleta.
20:45 - Banho e brincar na água.
21:00 - Secar, deitar e tomar leite.
Brincam ainda um pouco e por volta das 22:00 eles dormem.

Aqui temos um quarto montessoriano, os colchões ficam no chão portanto eles começam a se aninhar e quando vemos estão dormindo nos colchões.

    Quarto no chão


Esta tabela estabelece uma média de horários, são poucas as mudanças no dia a dia, existe sim um ou outro dia que acordam mais tarde ou mais cedo, dai mudamos um pouco o horário, intuitivamente, por percebermos que como acordaram em outro horário a necessidade acaba sendo outra.

A principal mudança da rotina anterior para esta é o sono que eles dormiam pela manhã, o que ocorre é que percebemos que eles já não mais solicitavam dormir as 10:00 como ocorria antes, até porque ele atrapalhava o sono da tarde, como haviam dormido pela manhã estavam abastecidos de sono e queriam brincar, mas depois queriam dormir as 16:00 pois estavam cansados, acordando as 18:00, muito tarde, e dormindo o sono noturno ainda mais tarde, depois das 23:00, afinal, já haviam dormido a tarde um bom sono e estavam bem acordados.

Fomos percebendo que poderíamos suprimir o sono da manhã e o fizemos, assim eles passaram a dormir de fato a tarde e acabam por ter sono mais cedo a noite, dormindo sozinhos, naturalmente.

Acredito que perceber a necessidade da mudança de rotina é essencial, até porque a rotina deve ser boa para eles mas boa para a família toda também, o que percebo é que quando eles completaram um ano passaram por uma fase de transição, passamos por ela e nos adaptamos, por agora está tudo muito bem, obrigada.

Eles completam 1 ano e 10 meses na próxima semana e ainda mantemos esta mesma rotina, com poucas mudanças, poucas mesmo, o que temos de diferente é o fato de que eles tem se alimentado quase sempre sozinhos, passam mais tempo no banho, afinal está calor...

Há dois pontos que quero salientar, primeiro o fato de moramos em AP o que fez com que mantivéssemos na nossa rotina um horário para descer e brincar fora de casa, o que é diferente para quem mora em casa e as crianças podem passar o dia todo brincando mais livres. E o segundo é o que diz respeito a alimentação, alguns dirão, nossa mas eles ainda tomam 3 mamadeiras durante o dia... Sim tomam, eles comem super pouco, são chato demais para comer, mantenho o leite para ter certeza de que estão se alimentando. Por outro lado não acordam a noite toda, o que demonstra que a rotina alimentar que temos tem dado bons resultados, pois se dormem é porque estão saciados.

Brincadeiras no parque...

Por fim, tenho certeza de que aqui no nosso dia a dia, esta rotina tem se adaptado muito bem as nossas necessidades, tem sido de grande valia e nos ajuda a ter os dias mais calmos.

Espero ter ajudado as mamães angustiadas com esta fase, e termino dizendo que TUDO são fases, elas passam e outras virão, com elas novas adaptações e nova rotina, e assim vamos, dia a dia, todo dia...

21 comentários:

  1. Eu tbm amo a rotina!!! Tenho a minha com a Catarina e recomendo que todas as mães pelo menos tentem!!!!
    Meus horários são outros, minha rotina é outra... O importanteé o que funciona com cada bebe!
    Adorei o post!
    Beijos
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Paula, cada família com a sua, mas é importante para a criança, por isso manter, criar, organizar a sua rotina, de cada criança, com os horários da família =D
      Beijos

      Excluir
  2. Concordo com post a rotina é muito importante, mas também um dia sem rotina (quando exceção) não deve ser motivo para estresses.

    Concordo com a Paula quando ela diz que rotina tem que funcionar para cada familia, pois a lá de casa rotina do trio também é bem diferente.

    Caroline com relação a alimentação minhas meninas (2 anos e 1 mês) come muito bem, mas adoram um leite/vitaminas e também tomam 3 mamadeiras, sendo que isso foi comunicado para a pediatra que disse que não tinha problema, com tanto que não atrapalhasse a alimentação principal que eram as refeições.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desirée, adorei saber sobre a alimentação, sabe que eu sempre fico preocupada com a questão do leite, me pergunto se não é demais, mas ao mesmo tempo eles continuam comendo outros alimentos.
      Adorei saber...
      Beijos

      Excluir
  3. Aqui em casa funciona igualzinho...desde que o pequeno era bebê temos rotina, principalmente em relação a hora de dormir. Também concordo que se saimos muito da rotina ficamos bem mais cansados e e eles bem mais estressados. bjo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Francine, penso que especialmente a hora de dormir é o que mais facilita na rotina...
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei a rotina de vocês. Rotina é muito importante mesmo, eu criei uma nova e estou me esforçando para segui-la.
    Tenha uma ótima semana, querida!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, concordo contigo, rotina é importante.
      Você chegou a ver a BC que estou propondo desta semana... Vou adorar ter você participando =D
      Beijos

      Excluir
  5. Carol, eu também amo essa querida, rs.

    Embora eu não fique com o Pititico o dia inteiro ele tem uma rotina. E agora mudou um pouco também, principalmente sobre o sono. Gostei muito do post e, confesso que tô precisando mudar algumas coisas na rotina dele.

    Eu tô querendo muito fazer o quarto montessoriano pra ele. Acho que ele tá sem espaço no berço, fica "se batendo" nas grades a noite inteira. E eu gosto da proposta Montessori. Tô pesquisando algumas coisas, meu marido me enche de perguntas, rs. Não dá muito trabalho na hora de limpar não? E eles não levantam a noite?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda, duas coisas, aqui em casa eles levantam sim, mas vão direto para nosso quarto, nos procuram, nunca fizeram outro caminho. Mas claro que utilizo babá eletrônica, assim percebo se algum deles acordar.
      Sobre limpar, agora acostumamos a colocar um colchão sobre o outro, passo aspirador e pano, normal, como se tivesse berço, não percebo que tenho trabalho a mais, ao contrário, tiro os colchões e coloco na sala, como uma cabana, eles brincam enquanto organizo o quarto deles, ou seja, acaba me ajudando, kkkk
      Por fim, você tem face... Posso te adicionar ao grupo Montessori para Mamães, assim podes compreender melhor e conversar com outras mães que utilizam montessori em casa, que achas?
      E sim, meu marido tb me encheu de perguntas no início, agora ele gosta mais do quarto do que eu e os passarinhos, ele vai lá com os dois, senta, fica confortável e pode brincar livre com os dois pelo quarto. Acredite, seu marido tb vai adorar.
      Beijos

      Excluir
    2. Então flor, eu já tô no grupo do face. Uma outra coisa é que aqui tem pernilongo, não dá pra ficar sem o mosquiteiro.

      Até fiz uma pergunta outro dia lá sobre o piso, porque aqui em casa é cerâmica, tava pensando em colocar o estrado do berço no chão.

      Mas eu quero toda ajuda, rs.

      Excluir
    3. Olha, aqui em casa fiquei receosa pelo piso também, pelo mesmo motivo que você, tentei deixar com o estrado, mas fica desconfortável, pois conforme pisa ele sobe, não fica legal.
      O que fizemos aqui foi comprar tatame de EVA, uma espessura mais grossa e colocamos duas camadas, assim fica bem protegido da umidade.
      Quem sabe seja uma boa opção ai também...
      Você viu uma foto lá no grupo com uma cama no chão com mosquiteiro... Aqui temos telas nas janelas, mas moramos em AP ai a situação é outra né...
      Beijos

      Excluir
  6. Acho que esse post foi pra mim, Carol! Comecei hoje uma nova rotina aqui em casa com as meninas. Acho que elas já não estão mais curtindo a soneca da manhã e estou tentando adaptar novos horários por aqui.

    Amo rotina, não sei o que faria sem elas. E ainda tem gente que diz que com criança não existe rotina. Oi? Essa pessoa não tem gêmeos. huahuahua

    Ainda estou tomando coragem de ir sozinha com as meninas pro parquinho, aqui perto não tem boas opções e ainda fico com medo de controlar as duas sozinha.

    Percebi também que a alimentação tá mudando. Elas sempre comeram muito bem, mas agora não aceitam mais qualquer coisa. Uma nova adaptação, confesso que fico confusa quando isso acontece. Mas este comentário já tá virando post ;)

    Obrigada pelas dicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, mesmo, fico louca com quem me diz que criança não precisa de rotina, eu acredito que precisa, e muito. E definitivamente quem tem gêmeos precisa de rotina, senão fica loucaaaaa

      Os meus também comecei a mudar depois do primeiro aninho, percebi que eles estavam me pedindo isso sabe, amadurecimento mesmo, eles nos dão sinais =D

      E se o comentário virar post, pode deixar, eu fico super feliz com comentário-post ;D

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Caroline, muito obrigada por publicar a rotina dos passarinhos crescidinhos!
    Onde o bicho pega com a minha duplinha é na hora do soninho mesmo. Analisando a sua rotina, acho que me perdi ao não fazer a transição para o horário de verão... Elas passaram a almoçar ao meio-dia (antes era às 11h), só que 1) ou não aguentam e dormem antes, caso em que o almoço acaba sendo dado bem mais tarde; 2) ou almoçam quase dormindo e dormem logo após o almoço (eu dou 2 banhos por dia, após as refeições, pq além de se sujar, geralmente suam e não tiro a roupa para comerem para não serem atacadas pelos mosquitos). Se dormem de manhã, não dormem depois do almoço e vão dormir depois do lanche das 16h. E aí... adivinhe! Dormem muito tarde à noite!!!
    Queria saber se vc manteve os horários quando mudamos para o horário de verão ou foi fazendo a transição aos poucos. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sibele, fui fazendo a transição aos poucos, levou mais ou menos 1 semana até se adaptarem ao horário de verão, e aqui entre nós, foi um SACO, porque eles ficaram chatos, sem noção do que estava acontecendo, ou dormiam demais ou dormiam muito pouco, foi uma semana daquelas.
      Depois se adaptaram...
      Acredito que você deveria tentar encontrar um meio termo, definir um único horário de sono diurno, mas que seja um horário em que percebes que eles estão MESMO precisando dormir.
      Por exemplo, definir que eles irão almoçar as 12, e você dará banho as 13 e colocará eles a dormir, o que ocorre é que neste caso eles estarão bastante cansados, terão um sono mais longo e depois irão dormir somente a noite, próximo das 21:30 ou 22:00, compreendes...
      Nos primeiros dias eles ficarão chatos com essa rotina, mas irão aos poucos se acostumando e você irá ganhar em qualidade de sono deles, pois ficarão mais relaxados ao dormir.
      Espero ter ajudado, me diga como andam as coisas ai...
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Carol, estou aderindo a rotina agora... tenho aprendido o bem que ela faz. Não sou tão religiosa como vc. Vou aprendendo... Adorei seu bolg!!!! E, confesso, morrer de vontade de ter gêmeos!! kkkkkk Vamos juntas nessa aventura de maternar!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, que bom que vieste me visitar, fiquei super feliz.
      E com certeza vamos juntas nessa aventura =D
      Beijos

      Excluir
  9. -
    Olá , fiz um breve visita no seu blog e ameii
    Parabéns pelos Príncipes ^^
    tudo muito lindo , você é muito criativa'
    seguindo aqui ta sheiro Grande :)

    ResponderExcluir
  10. Vale lembrar que existe estudos que associam a rotina e diminuição do QI. Principalmente no caso de crianças, um regime de rotina é extremamente limitador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, depende do estudo a que estais te referindo, talvez conheças o pesquisador em desenvolvimento infantil Tonnucci, ele escreveu o livro A cidade das crianças aonde ele pesquisa o comportamento infantil dentro da nossa sociedade, e segundo sua pesquisa nossa constituição é garantida a partir das pequenas atividades cotidianas, pois é a partir delas que construímos nossos hábitos e autonomia. Segundo o mesmo pesquisador manter uma rotina com bebês é de extrema importância para sua saúde física e psíquica, uma vez que proporciona seu bem estar.
      Para alguns estudiosos a rotina pode vir a ser limitadora, para outros abre espaço para que o bebê se perceba autônomo em seu espaço.
      Sou uma pesquisadora na área infantil e tudo o que tenho lido a bastante tempo sobre desenvolvimento infantil sinaliza a rotina como um agregador de crescimento e estruturação do bebê.
      É a partir disso que escrevo no blog.
      Abraços.

      Excluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.