segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

As moscas e algumas coisinhas mais

Estamos de volta ao nosso lar =D

Papai nos esperava ansioso, ganhamos até presentes, de saudades.


Como sempre a semana na casa da Bobó Dite foi excelente, de muitos amigos, de família, de risadas e principalmente de espaço para brincar, quando retorno bate em mim aquele desejo de casa, mas ok, ainda chegamos lá...

Quem passou por aqui certamente deve pensar que esse é um blog jogado às moscas, mas prometo, não é, pensei MESMO que conseguiria acessar a internet enquanto estivesse na casa da Bobó, pensei que poderia vir mostrar todos os dias a nossa bagunça diária. Mas NÃO consegui, não consigo, recebemos tantas visitas que não consigo parar tudo e acessar a internet em meio a tantas coisas boas que acontecem por lá.

Cheguei a escrever o post anterior, mas já no dia seguinte percebi que não daria conta de tudo, e não dei, decidi por ficar com os amigos e minha família, agora retorno ao blog e para as amigas queridas deste espaço virtual.

Muitas coisas passaram pela minha cabeça nestes dias em que estive ausente, algumas muitas inquietações e algumas muitas das quais vou querer conversar por aqui. 

Ser mãe é especialmente enfrentar novos desafios todos os dias e nós aqui estamos seguindo para 2 novos, o desfralde, o qual já falei anteriormente e agora a entrada na ESCOLA.

Não sei explicar exatamente o que se passa dentro de mim, mas alguns novos sentimentos vem aflorando, relacionados, claro, a este novo momento, a escola.

Trabalho com educação, logo, constantemente indaguei sobre a importância da criança pequena na Educação Infantil, pela necessidade deste espaço privilegiado aonde a criança tem a possibilidade de brincar com outras muitas da mesma idade e com o mesmo momento de desenvolvimento.

SIM, FALEI!

Mas agora estou passando por isso, e sou sincera em dizer, isso me angustia.

Não por não confiar nos profissionais ou na instituição, NADA DISSO. Mas esse sentimento de mãe, de coração, de cuidados, de estar junto, de acompanhar. Esse sentimento toma conta do meu corpo neste momento.

Agora, hoje, reflito e penso que de fato é o melhor, afinal infelizmente ou não, os passarinhos não nasceram no mesmo tempo que eu, com a possibilidade de brincar na rua, de correr livre, de aproveitar e subir em árvore a vontade, de comer goiaba do pé, de fugir do vizinho, de procurar índio no meio do mato e de acreditar que aquela pequena área verde ao final da rua era na verdade uma parte da Floresta Amazônica com todas as suas cores, sabores, animais e aventuras.

Eu acreditei que poderia encontrar jacarés. Eu acreditei que existiam índios no final da rua na área verde. Eu acreditei e pude compartilhar com as outras 15 crianças que moravam na rua e que tinham a mesma faixa etária, e nesse buscar, procurar e acreditar crescemos e nos desenvolvemos, porque criança aprende com criança, de certa forma até mais do que com os adultos.

Mas sinto que os passarinhos não terão esta possibilidade...

E foi isso que me fez pensar na escola, neste espaço de crianças aonde eles poderão aprender juntos, ter amigos, viver a diversidade, crescer e se desenvolver.

Mas confesso que tem momentos em que essa segurança toda some e eu fico pensando se estou fazendo o certo. Eles irão para a escola com 2 anos, será cedo? Será tarde? Devo esperar mais?

Enfim, não sei, mesmo tendo momentos em que acredito saber, não sei...

Possivelmente ser mão é também ter DÚVIDAS, mesmo que os filhos nunca percebam, e eu sigo na dúvida, que talvez passe amanhã, ou quando eles começarem de fato as aulas, ou talvez não passe jamais!

5 comentários:

  1. Faça o que é melhor para a sua família nesse momento...
    Tudo vai dar certo...
    Boa semana...
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Calma, que tudo vai dar certo, Carol.
    É como a Nádia falou faça o que é melhor pra a sua família nesse momento

    Não tenho dicas pra te dar, mas quero que saiba que estou aqui se precisar.

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou na mesma!!!! Sempre falamos em esperar até os 3 aos, mas não sei... Catarina tem pouco contato com crianças, sinto muita falta disso.

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga faço minhas as suas palavras, que angústia... Vamos nos ajudando, porque vamos realmente precisar.
    E esperar que eles adorem a nova vida na escolinha!
    Grandes beijos para nós que vamos estudar...

    ResponderExcluir
  5. Não é facil não...mas quem disse que seria neh.....e nos educadores sabemos dessa importancia e sempre indagamos e falamos aos pais....mas na pele é outra coisa.....Theo esta com 1 ano e 10 meses e feliz demais na escolinha......desde os 5 meses.....bjusss

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.