quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Rotina, sua linda, eu te amo!

Brincadeiras a parte, este é um post sério, de assunto sério e de ajuda, para algumas amigas Multipletes queridas, para quem não sabe, Multiplete é o termo que utilizamos para Mães de Gêmeos e demais Múltiplos.

Esse post vai especialmente para as inquietações de uma amiga querida, mãe fresca de gêmeos, a Juliana Belli, e ainda para as outras mamães do grupo que ficam inquietas quando o assunto é rotina.

Começo dizendo que sim, ela é linda, e sim, ela é precisa!

Passei por algumas situações antes de perceber a importância da rotina, quando o assunto é ter gêmeos, algumas mães me diziam que eu estava louca, que bebês não tem rotina, que eu estava pirando em querer uma organização desnecessária. Por outro lado tinha a experiência de uma mãe de gêmeos ao meu lado, MINHA MÃE, e ela me disse e eu acreditei, ter gêmeos requer sim um tipo determinado de organização.

Ainda bem que eu a ouvi!

Simplesmente demorou, mas depois que a rotina foi organizada e compreendida por eles passei a ter tempo de tomar banho e de DORMIR, pensa, eu dormi, kkkkk

Hoje vou falar da rotina estabelecida quando eles eram bem ticos, nos primeiros meses mesmo. Isso porque iniciei o trabalho de organizar uma rotina assim que chegamos em casa, eles com 28 dias, e de fato consegui colocá-los na rotina quando estavam com 3 meses, mais ou mesmo. Até lá, foi difícil e desestimulante.

Sempre fazia exatamente TUDO no horário DEFINIDO, no início marquei em um caderno tudo, cada horário, cada coisinha, trocas, cocôs, e vejam bem, devemos ficar atentos ao cocô do bebê, acontece que com 2 tinham dias que eu simplesmente me perdia, não sabia quem fez, quem faria, o que houve... Então iniciei anotando tudo em um caderno, horários de banho, mamar, remédios e os cocôs.

Era engraçado, imaginem uma mãe anotando tudo e fiscalizando um caderninho para ver se não tinha esquecido de nada, kkkk

Como tudo na vida evolui o caderninho virou uma lousa, que é essa da foto, incorporada a nossa sala, recebe inclusive enfeites de natal, pois faz parte da nossa vida, ainda hoje preciso dela, assim não fico perdida nos medicamentos e sei exatamente quem fez ou não cocô.


Com o tempo fui ficando perita nos horários e tudo facilitou.

Veja bem, eu fui BEM CHATA, pois a princípio os bebês não estão habituados a rotina, o jeito é não mudá-la NUNCA, e NUNCA mesmo, se o banho ficou estabelecido para as 14:00, sempre terão banho as 14:00. O que ocorre é que com o tempo o bebê se sente seguro pois sabe o que há de vir e fica menos ansioso, e vou contar, li isso e a pediatra me disse isso, mas descobri que é fato na prática. Vai por mim que dá certo =)

A rotina inicial era a seguinte:
8:00 - Acordar, trocar e mamar.
9:00 - Remédio de refluxo.
11:00 - Trocar e mamar.
13:45 - Banho.
14:00 - Mamar.
16:00 - Remédio.
17:00 - Trocar e Mamar.
20:00 - Trocar, mamar e dormir (sono noturno)
23:00 - Trocar e mamar.
2:00 - Trocar e mamar.
5:00 - Trocar e mamar.
8:00 - Acordar, trocar e mamar.

Aqui faço um adendo, no caso dos meus passarinhos, que nasceram prematuros, precisei acordá-los para mamar até os 4 meses, AHAM, pensa na mãe zumbi... Dai recorria a máxima de que todas as vezes em que eles dormiam eu me jogava também, sendo que eu os mamava no peito, ou seja, todas as vezes em que eles mamavam vinham os 2 juntinhos para o peito. Aja fôlego!

E mais um adendozinho, nesta fase eles ainda dormiam MUITO, primeiro por serem ticos e segundo por serem prematuros, o que dava a eles uma dose extra de sono e preguicinha.

Aprendi que quando estabelecemos uma rotina os bebês descobrem que há horário para tudo, especialmente para ir dormir a noite, e o melhor de tudo é que esta rotina foi se mantendo, atualmente temos uma outra rotina, mas a noite eles continuam deitando cedo, as 21:00 ou 21:30, e não é nada forçado, é costume, hábito ou ROTINA.

Além do sono a questão do banho também é bastante favorecida após a compreensão da rotina, imaginem  1 mãe para dar banho e 2 bebês para tomar banho, como faz? Organiza. 

Aqui dei banho no quarto, enquanto banhava um conseguia ver o outro, terminava o banho, vestia e já pegava o outro, banho, vestir e peito, funcionava? Sim, como estavam acostumados com a rotina não ficavam ansiosos, pois sabiam o que iria acontecer a seguir.

O que posso dizer é que estabelecer, seguir e manter uma rotina facilita, e muito, a vida de uma mãe, com 1, 2, 3 ou muitos bebês, ambos passam  a ficar mais tranquilos. Claro que a parte chata é a adaptação, mas vejam bem, COM ou SEM rotina passamos pela fase da adaptação, ela é natural e necessária, então incluir a rotina nesta adaptação faz parte do processo, ao final todos comemoram felizes e tranquilos.

Pelo menos aqui tem sido assim desde então...


5 comentários:

  1. Rotina é muito necessário sim, eu tento lutar contra ela mas sei o quanto facilita a nossa vida!
    E as crianças gostam e precisam dela também!
    Beijos!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline, eu também relutei muito em utilizar a rotina, mas as meninas já estavam me levando a exaustão, então resolvi implementar lá casa e não é que as coisas melhoram e muito.

    Eu também anotava tudo até porque no meu caso eram 3 bebês eu não tinha como saber o que tinha acontecido com cada uma senão tivesse anotado. Hoje também não preciso mais anotar tudo.

    Outro ponto que gostaria de comentar é foto dos seus passarinhos dormindo juntos, as minhas meninas amam dormi juntas até hoje. :):):)

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu também amo rotina! E aqui em casa funciona desde sempre! é claro que tem dia que a gente foge dela, senão fica chato, hehe. Mas acho que é bom não só para os pais mas pra criança também.

    Beijo!

    Sobre a pomada: nossa nova pediatra receitou pra "abrir" o pintinho. Tem um mês que estamos usando e o resultado foi surpreendente. Cada pediatra pensa de um jeito. Meu sobrinho usou quando bebê e resolveu. Gostei dela ter receitado. O Pititico já está praticamente sem a fimose.

    ResponderExcluir
  4. Você disse tudo... otina é essencial em nossas vidas de mães. com ele tudo fica mais fácil.
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Caroline!!!! Você passou em meu blog esses tempos!!! rsrs E só agora que tirei umas férias das minhas postagens eu estou conseguindo passar para visitar meus amigos que passam por lá!!!! Enfim, esse blog é lindo! Obrigada por ter passada por lá e me permitido estar aqui para conhecer vcs! Muito original!!! Adorei : Varal dos passarinhos! Parabéns pela mãe que vc é!!!! Os meninos terão muito orgulho de ler tudo isso quando eles forem grandinhos!!!! =) E rotina é tudo de bom!!! Eu simplesmente amo ela!!!! Adorei a lousa, que a propósito tem destaque especial na sala com direito a decoração ahahahah e a parte quem fez cocô e não é demais!!! kkk É engraçado mas vai ficar na sua pele né? rsrs

    Abraços
    Feliz Ano Novo!

    Adriana
    www.minhamaricotamaricotinha.com

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.