segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pensando no desfralde #Parte 1

Os passarinhos estão com 1 ano e 8 meses, e vejo se aproximar o momento do desfralde, algumas de vocês já devem ter passado por isso, outras, como eu, estão entrando nessa excursão, que parece que será longa e parece que será uma loucura, pelo menos para mim, mãe de gêmeos.

Ando procurando o que ler e ando procurando me informar sobre o assunto.

Nestas andanças, procuras e conversar me peguei em um papo com uma amiga querida, sobre o desfralde, ela mãe de uma menina de 2 anos, que não utiliza mais fraldas a mais ou menos duas semanas. OPS, que bom, que achado, nessa conversa pedi a ela que escrevesse como aconteceu o desfralde, porque? Oras, por outras histórias é que podemos ter a medida do que funciona e como proceder.

Eu mãe de primeira viagem, ela também, um papo, uma descoberta e veio o relato que segue.

Antes do relato porém, quero agradecer a Taj, pelo relato e por aceitar participar aqui do blog, PRIMEIRA participação que teremos, LINDA, começamos muito bem por sinal =D

A Taj, como já disse anteriormente é mãe da Nina, que está com 2 aninhos, tornou-se minha amiga por uma feliz coincidência da vida. Taj é uma destas pessoas que te surpreendem, não vou relatar aqui como tudo aconteceu, senão todos cansariam de ler a história toda, mas ela me acolheu com um grande sorriso de quem tem por trás um grande coração. Demonstra que vem de uma educação maravilhosa, prova disso é a mulher incrível, a mãe dedicada e a tutora que está tornando a Nina uma criança doce e encantadora.


Então, sem mais delongas, vamos ao DESFRALDE DA NINA.

A Nina vai à escolinha desde os seus 4 meses, mas só no período da tarde.

Quando fez um aninho perguntei às professoras sobre tirar as fraldas dela, pois no calor ela sofre muito com brotoejas, mas elas me convenceram de que era muito cedo e realmente, das vezes que tentei (como não sabia pedir) ela fazia as necessidades na calcinha!


Com quase dois aninhos, depois do inverno, ficou mais fácil! 


Compramos um pinico, ela amou, colocou as bonecas para fazer xixizinho. Mas, mesmo assim, eu a deixava de fraldas, por medo de sujar a casa (coisa ridícula, não?) e ficava perguntando para ela o tempo todo : “Quer fazer xixi, Nina?”, mas como ela estava de fraldas, fazia ali mesmo e nada de pinico! 


Depois dos dois aninhos, já estava quente, compramos umas calcinhas para a Nina, lindas, de babadinho.... Comecei, então à deixá-la só de calcinha! Sempre perguntando, depois que ela ingeria líquidos, se ela queria fazer xixi, ou cocô! Ela fez algumas vezes na calcinha, até que percebeu como era ruim ficar molhada e agora pede sempre, inclusive na rua, levo-a no vaso normal, forro bem com papel, ela faz e sempre comemoramos.


Na escolinha, ainda fica de fralda, apesar de não gostar, porém, no berçário ainda não desfraldam, mas ano que vem já irá sem fraldinha!


O que mais ajudou, foram as leituras , no meio da história, nós inventamos sempre algo do tipo: “então a Chapeuzinho Vermelho queria fazer xixizinho, e ela pediu para a mamãe para fazer no piniquinho.... Nina, aonde a Chapeuzinho fará o xixi?”, ela sempre responde: “ No piniquinho!” 



Isso funcionou com tudo aqui em casa, para tirar do peito, para escovação dos dentes, para tomar remédios, agora para alívio do nosso bolso, funcionou para desfraldar!



Ela ainda usa fralda para dormir, porém, acorda com a fralda sequinha, quando acorda, levo-a no pinico e ela enche ele de xixi. Ontem pela primeira vez fez cocô no pinico e achou o máximo! Até deu tchau para o cocô, foi um sarro...



Hoje aconteceu algo muuuuito engraçado: Fui tomar banho, ela veio atrás: ” Mamãe, quero xixi, xixi, xixiiiii!!” Tirei a calcinha dela, sentei-a no pinico e ela me pediu para ler um gibi para ela (aqui em casa tem livros e gibis pela casa toda, inclusive no banheiro), “quero a historinha do Xacon (Cascão) do Papai Noel”, mas, eu precisava tomar banho, então deixei-a no pinico, ela colocou o gibi nas perninhas e ficou ali....lendo, bem séria. Meu marido tirou foto, claro!!! 



A cada conquista dela, sempre fazemos uma festa, cantamos e dançamos, mas sem esquecer claro das vezes que ela faz na calcinha, pois acontece e ainda irá acontecer muitas vezes, daí conversamos com ela, mostrando sempre que ela precisa pedir para ir ao banheiro!

Espero ter ajudado, às mamães com algumas dicas de como desfraldar os seus bebês.... O meio ambiente agradece, nosso bolso também e os bebês ficam muito mais confortáveis!!!! 

Beijão, Tajmahal, mãe da Nina Elizabeth!

9 comentários:

  1. Ah, que lindo, Carol!!!Obrigada pelos elogios!!
    Vc é uma mãe fantástica!!
    Espero ter ajudado mesmo!
    Conte sempre comigo!!
    Mil beijos
    Taj

    ResponderExcluir
  2. Que bom que Taj compartilhou a história do desfralde da Nina, lá em casa minhas meninas (trigêmeas) estão 2 anos, estou no processo de desfralde para o cocô elas sempre pede para ir ao banheiro, mas para o xixi ainda fazem muito xixi pela casa, essa semana resolvi deixar em sem fralda direito para ver o que acontece. Espero que elas entendam que xixi é no vaso.

    Desirée Tapajós
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Retribuindo a visita!!! Adorei o blog e esse post da Taj tbm...
    Estou pensando no desfralde tbm, até ja comprei o peniquinho, mas o Kaleb acha que é brinquedo... rs

    Bjs, seguindo...

    Michele http://kalebcrescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Taj, amei demais a parte em que você inclui um xixizinho na historia infantil. Amei mesmo. Tem que ir para a BC da Carol. Aqui só vou pensar no desfralde lá pelos 2 anos e meio ou quando ele pedir. Às vezes deixo sem fralda, de shorts e é uma festa! Que calorão, né? Imagina de fraldas? Beijos, adorei o texto.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, realmente tem que fazer parte da historia da criança.... pra ela entender o desfralde. Aqui, saímos dessa fase com louvor. Disse que está procurando ler a respeito, então, caso queira ver, passem por lá no Coisas. BeijoBeijo. Andrea e Lara. coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que legal esse momento! Aqui em casa foi mais ou menos tranquilo porque Isabela simplesmente detestava ficar molhada. Fazia um escândalo quando isso acontecia, então aprendeu rapidinho! rsrs
    Obrigada pela visita e parabéns pelo blog. Já estou seguindo tb!
    Bj
    Rosa
    www.lepaquet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito legal Taj!

    Você deve ter adorado né Carol? Já que ela usou histórias!

    Bj!

    ResponderExcluir
  8. OI Caroline, essa fase é muito interessante e varia demais de criança para criança. Eu aqui respeitei o tempo de cada uma e fiz o desfralde de uma única vez: diurno e norturno e te digo que foi tranquilo.
    Se você quiser ver um poucod e como foi a minha experiência e as orientações que recebi da escola estão aqui nesse post: http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2011/02/hora-certa-para-fazer-o-desfralde.html

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Caroline!! Aqui em casa vamos aos poucos tbm!! Ela já pede o vaso, senta e faz barulho de xixi, mas o xixi que é bom nada ahahah, eu ainda deixo de fralda mas vou monitorando!! Pq tbm não quero que ela fique molhando a casa, o tapete o sofá, quando chegar a hora ela fará tudo normalmente!! mas vamos lidando com xixi e cocô, conversando, pq ela tá na fase prendendo o cocô pq eu não sei, pq eu tbm tive isso quando criança e minha mãe sofreu mto tbm!!! Então vou esperando a certeza dela pedir o vaso até ir tratando esse período difícil!! Esse mês ela vai para a escolinha q irá começar o desfralde por lá tbm!!

    Abraços em vcs!!

    Adriana
    www.minhamaricotamaricotinha.com

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.