sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mãe aprende: CULPA NÃO!

Neste mês que passou estava lendo uma reportagem na Revista Pais e Filhos da série Culpa, Não! No mês que passou eles abordaram 3 temas, o parto, a amamentação e o tempo. Ao ler percebi que muito do que estava na reportagem vivi e me culpei, foi assim que decidi escrever este post.

Sobre as culpas...

Tenho quase certeza de que todas nós nos culpamos por diversas das atitudes que tomamos durante o processo de crescimento dos nossos filhos. Certeza de que pelo menos 50% do nosso tempo de mãe passamos nos culpando.

Ser mãe é uma dualidade sem fim, oras nos sentimos certas do que estamos fazendo, oras sentimos um vazio pelo que acreditamos estar errado.

Sei lá, hoje penso que tudo o que passou fiz e provavelmente teria feito de novo.

Mas de tudo isso, estava pensando, ser MÃE é sim um eterno APRENDIZADO.

Lembro ainda como se fosse hoje do momento em que ouvi o primeiro chorinho do Bernardo, seguido de um chorinho bem tímido do Benjamin, e ainda lembro de o médico me dizer: Mãe, eles são perfeitos e muito pequeninos. PREPARADA para a jornada dupla?

Respirei e respondi a ele: Não sei!

E depois eles passaram 28 dias no hospital, pois nasceram prematuros, então no dia da alta o Pediatra que os acompanhava no Berçário veio cedo e me perguntou: Preciso que respondas com sinceridade, te sentes SEGURA em levar os Bes para casa?

E então eu sorri tímida para ele e respondi: Não sei, mas eu quero tentar...

Hoje depois de 1 ano e 8 meses do primeiro chorinho se me perguntarem se estou PREPARADA ou SEGURA, vou responder ainda: Não sei...

Cada dia de ser mãe é um novo dia, o amor é o mesmo, desde a primeira vez que senti eles dentro de mim, até hoje, o mesmo amor, a mesma dedicação, no entanto, muita coisa mudou, em mim.

Estou certa de que se me pedissem para fazer um balanço até hoje de como foi, eu diria que foi muito bom obrigada. Agora, se me perguntarem se sei como será daqui para a frente, terei de responder novamente que NÃO SEI!

Aliás, não consigo listar aqui todas as culpas que senti até hoje, por que elas passam. Depois daquela vem outra maior, outra menor, outra mais, e mais outra...

Por isso, acredito realmente que me culpei muito, chorei muito, mas o saldo é positivo, chegamos até aqui, e com saúde, sinal de que o NÃO SEI tem dado resultado. 

Sem certezas, mas com muito APRENDIZADO!.

4 comentários:

  1. Ser mãe as vezes é assustador... é lidar com algo que não conhecemos e ao memso tempo de tanto querer parece que já sabemos tudo... acho que 100% preparada nunca estamos... mas sempre vamos tentar né? sempre fazer o nosso melhor... não ser perfeita, mas ser mãe!

    Beijos

    *tem selinho lá no blog pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito post amiga!! E qual mãe não se culpa hein?? É tanto amor, tanta deidcação que queremos sempre acertar, nunca errar, mas a verdade é que agimos por insitindo na maioria da vezes, filhos não vem com manual (embora deveriam), e essa incerteza gera a culpa. Será que fiz certo? Agi errado?
    Adoreiiii o tema!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aí Carol, é verdade, a tal da culpa existe mesmo no mundo das mães, rs. Adorei o texto. Nós vamos aprender sempre porque nem um dia é igual quando se tem um filho. As surpresas não cessam !

    É bom fazer esse balanço e ver que foi muito bom!

    Bj amiga!

    ResponderExcluir
  4. Oi Caroline!!! Adorei o seu post!!!! Todas nós mães sofremos de alguma culpa e outra!!!! Já passei por algumas e no momento a minha é que minha filha fala o dia inteiro, me quer o dia inteiro e eu fico muito exausta porque ela fala muito e todo o vocabulário dela ao mesmo tempo! Decidimos colocá-la na escolinha meio período e portanto me sinto culpada por não ficar com ela o dia todo e querer um meio período para mim!!!!! Mas tbm depois vou contar tudo melhor lá no blog!!

    Sei que essa é só mais uma da saga culpa de mãe e que muitas outras ainda virão!!!

    Um abraço para tds vcs!!!!

    Bernardo e Benjamin são lindos!!!!

    Adriana
    www.minhamaricotamaricotinha.com

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.