quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ler e ler, eu gosto, eles gostam, nós gostamos...

Voltou a louca do livro para falar... de LIVRO!

Vivo livro, todos os dias, pela minha profissão e por opção.

Gosto, GOSTO mesmo.

Sou dessas que um dia o Papai Passarinho indagou que ele já PENSOU em atear fogo em todos os livros, porque fazer mudança da louca dos livros dá trabalho, pesa e ocupa espaço.

Sou dessas que um dia em uma enchente, ausente da minha casa sendo inundada por água, liguei para a querida Dona Zi, que estava fazendo o favor de tirar meus pertences antes que estes ficassem inutilizados  e disse: Esquece o resto, salva os livros, só isso.

E nessa perdi 500,00, que foram embora com a água, estavam escondidos no meio das roupas, mas não lembrei, porque... LEMBREI DOS LIVROS.

Pois então, sempre fui assim, desde pequenina, conta minha mãe que antes de ser a louca dos livros eu fui a louca da Porquinha Pirula, porquinha criada pela minha mãe, e que a louca aqui pedia todas as noites, para ouvir, sempre a mesma história. Segredinho, minha mãe lembra da história, AINDA, quando crescer quero ter uma memória assim.

Assim, deste meu jeito, venho refletindo muito sobre como fazer, como incentivar meus passarinhos que sintam o mesmo prazer que sinto ao ler, ao abrir um livro, ao conhecer a história, ao admirar as imagens...

Tarefinha digamos difícil, sim, sei que se tratam de dois BEM JOVENS leitores, mas e ai, sempre digo e repito em palestras e cursos, é importante que os livros estejam nas mãos das crianças como a bola, o carrinho, a boneca. Como faz quando estamos neste lugar, no lugar daquele que incentiva?

Agora estou!

Queria sim, ter uma fórmula, daquelas incríveis em que num passe de mágicas eles ficassem loucos, como a mãe, pelos livros. Difícil isso, parece mais história de livro.

Disso tudo estou certa, estou fazendo a minha parte. Temos uma casa cheia de livros, livros de pano, de plástico, de banho, de papel, de papel cartão, livro fino, livro grosso, livro de livro, livro de imagens, ah e tem ainda livro de poesia e tem poesia na parede.

Porque aqui lugar de poesia é em todos os lugares.

O mesmo amor que tenho pelos livros devoto ao meu desejo que eles se tornem leitores. Queria eu que o mundo fosse de pessoas mais e mais leitoras, todas como eu, porque eu acho, ler é delicioso.

No Mestrado constatei que de fato criança gosta de livro, formar um leitor é principalmente demonstrar que o livro é uma porta aberta para novos mundos, novos olhares, novos conhecimentos, mas principalmente, uma porta aberta para o mundo das artes. A arte esta que sensibiliza e transforma o ser humano em um ser verdadeiro e interessado na sua comunidade.

Logo constato que tanto meu papel de formadora de leitores como meu papel de Mãe é o mesmo, porque antes de tudo quer que meus filhos sejam seres humanos realmente HUMANOS, socialmente participativos, ativos e interessados, para que percebam seu papel neste mundo e portanto respeitem todos que estão aqui, desde seu amigos humanos aos seus amigos animais e seu amigo meio ambiente.

Pronto, falei tudo o que estava pensando, ai você que está lendo vai me perguntar, para que esse papo todo ai de cima?

Respondo, estou pensativa, sobre a educação, sobre o que serão e sobre o que ensino aos meus passarinhos. Na realidade esta conversa vai além dos livros, porque o que estou pensando é no como fazer, se sei fazer e mais como estou FAZENDO, tudo isso para chegar no plano do ESTOU FAZENDO CERTO?

Tarefinha difícil essa...

E você ai, o que pensa sobre tudo isso?


7 comentários:

  1. Carol, acho super importante incentivar nossos filhos à leitura. Eu quero muito fazer isso. É difícil mesmo. Se descobri a receita me conta, rs.
    Estou mesmo querendo comprar uns livros pro meu Pititico agora.

    Beijos! Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo o seu post Carol.
    É super importante incentivar a leitura para os pequenos desde cedo.
    Todos só tem a ganhar.
    Obrigada por visitar meu post no Recanto das Mamães Blogueiras.
    Beijinhos.
    www.cantinhodosam.com

    ResponderExcluir
  3. Como é que a sua mãe fazia? Conta prá gente? Porque vc gosta, então ela ensinou direitinho... Bj tati amigosdefraldas

    ResponderExcluir
  4. Carol, obrigada pela visita no Mamães em Rede. É claro que vc pode participar da nossa blogagem coletiva. Deixamos um link permanente na barra lateral. Abraço, Equipe MR

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde... Conheci seu blog através do Blogueiras Unidas e simplesmente ADOREI seu espaço!!! Ja estou te seguindo e acompanhando!!! Beijos e fique com DEUS!!!

    http://belezasemcrise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei o post! q leitura deliciosa...
    Conheci seu blog através do Blogueiras Unidas. E já estou te seguindo.  Não deixe de me fazer uma visitinha Tb http://cphilene.wordpress.com/ . 
    Curta nossa fan page http://www.facebook.com/blogdojoseph e g+ https://plus.google.com/u/0/b/112648125356505191649/112648125356505191649/posts. obrigada, bjss Cris

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou BU 1341, vim conhecer e ficar no seu blog. bjss

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.